CUIABÁ

Alimentos arrecadados na 6ª edição da Corrida do Legislativo são entregues a instituições filantrópicas de Cuiabá

Publicado em

Nathany Gomes – Assessoria da vereadora Paula Calil

Mais do que incentivar o esporte, a 6ª edição da Corrida do Legislativo, promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá, teve como propósito gerar transformação social. Como resultado, 700 kg de alimentos arrecadados foram destinados a nove instituições filantrópicas da capital. A iniciativa é de autoria do vereador Chico 2000 (PL).
A entrega oficial aconteceu na sede da Presidência da Casa de Leis, com a presença da presidente, vereadora Paula Calil (PL), que destacou o caráter solidário do evento, acompanhada pelos representantes das entidades beneficiadas.
— “Quero agradecer a presença de todos neste momento tão especial, que é fruto da união de esforços através da Corrida do Legislativo, uma iniciativa do vereador Chico 2000. Esta ação vai muito além de suprir necessidades básicas é um gesto de amor, solidariedade e compromisso com a dignidade de cada família. Reafirmo meu compromisso de lutar por uma sociedade mais justa, onde ninguém passe fome e onde todos tenham o direito de partilhar não só o pão, mas também esperança e dignidade. Cada alimento entregue hoje carrega o respeito, a empatia e a união desta Casa de Leis, com a certeza de que, juntos, fazemos a diferença. Agradeço imensamente aos parceiros e voluntários que tornaram esta ação possível”, destacou a presidente.
O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Cuiabá), Leonardo Arruda, agradeceu as doações e reforçou que muitas instituições ainda dependem de contribuições para continuar desenvolvendo seu trabalho social.
— “Sabemos o quanto essas doações são importantes e é gratificante perceber que há pessoas que olham para essa causa com seriedade. Buscar parceiros exige esforço diário e, felizmente, hoje estamos colhendo esse resultado. A solidariedade, de fato, ainda é real. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos”, afirmou.
O vereador Rafael Yonebuko (PL) também ressaltou a importância de iniciativas como essa, que, segundo ele, devem ser fortalecidas e expandidas pelo Poder Público.
— “Parabenizo os organizadores, toda a equipe do vereador Chico pelo profissionalismo, e espero que no próximo ano possamos alcançar ainda mais famílias. Para mim, é uma honra participar desse momento”, frisou.
Marcelo Campos, que representou a Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC), também expressou sua gratidão.
— “Estou muito feliz por estar aqui participando deste momento, que é tão importante para todos nós. Em nome da nossa diretoria, agradecemos imensamente por essa oportunidade e por todo o apoio recebido”, declarou.
A 6ª Corrida do Legislativo contou com a participação de mais de 1.500 atletas, que percorreram um trajeto de 7,5 km pelas principais vias de Cuiabá, unindo esporte, cidadania e solidariedade.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito Abilio e primeira-dama lamentam a perda do professor Watson Rezende

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Published

on

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Durante a inauguração da Procuradoria Especial da Mulher, presidente Paula Calil recebe o título de cidadã cuiabana

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Projeto "Cada Siminina, Uma Árvore" plantará mil mudas em Cuiabá

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA