CUIABÁ

Prefeito recebe embaixador da Bélgica e discute cooperação internacional

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recepcionou na manhã desta terça-feira (12) a delegação da Bélgica em seu gabinete, no Palácio Alencastro, em uma visita institucional voltada ao fortalecimento de relações e à construção de futuras parcerias entre a capital mato-grossense e o país europeu.

Participaram do encontro o embaixador da Bélgica no Brasil, Chris Hoornaert, o conselheiro da Embaixada da Bélgica, François Moureau, a assessora internacional do Governo de Mato Grosso, Bruna Moraes de Aquino, além de Rafael Bonate, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que atuou como tradutor da reunião. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Fellipe Pereira Correa, também participou das discussões.

Durante a reunião, o prefeito apresentou aspectos econômicos, culturais e estruturais de Cuiabá e discutiu possibilidades de cooperação em áreas estratégicas. Entre os temas abordados estiveram o turismo, relações comerciais, mobilidade urbana, estrutura legal e experiências bem-sucedidas da Bélgica na área da educação.

Abilio destacou o interesse da gestão municipal em conhecer modelos internacionais que possam contribuir para o desenvolvimento da capital, especialmente iniciativas aplicadas em cidades com características populacionais semelhantes às de Cuiabá. A troca de experiências também envolveu debates sobre planejamento urbano, inovação administrativa e atração de investimentos.

Leia Também:  Prefeito e vice-governador formalizam adesão ao Balcão Único em Cuiabá

Ao longo do encontro, o embaixador belga reforçou o interesse em estreitar relações institucionais com Mato Grosso e convidou o prefeito para uma visita oficial à Bélgica. O objetivo é ampliar o diálogo, fortalecer parcerias e permitir que a comitiva cuiabana conheça de perto cases de sucesso desenvolvidos em cidades europeias de porte semelhante ao da capital mato-grossense.

A reunião foi encerrada com a troca de presentes institucionais entre as autoridades. Em seguida, a delegação realizou uma visita ao terraço da Prefeitura de Cuiabá, onde o prefeito apresentou os principais pontos da região central da cidade e destacou aspectos históricos e urbanísticos da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  Cuiabá realizará 7ª Conferência Municipal das Cidades

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro inaugura Auditório Alfredo Granja em homenagem ao servidor dedicado à fiscalização em Cuiabá

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA