CUIABÁ

Primeiro piloto profissional do Brasil diagnosticado com TEA faz relato emocionante na Câmara de Cuiabá

Publicado em

Ana Cláudia Fortes | Assessoria da vereadora Maysa Leão 
Nesta terça-feira (21), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) recebeu na Câmara Municipal de Cuiabá o jovem Dimy Kalinowski, o primeiro piloto autista da categoria profissional  de kart , federado do Brasil e vice-campeão do Mato-Grossense de Kart F4 2023. Ele tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 2 de suporte e, ao lado da mãe, Branca Fernandes, fez um relato que emocionou todos os presentes no plenário.
Durante a fala, Dimy compartilhou sua trajetória e as barreiras que enfrentou até chegar às pistas, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das habilidades das pessoas com autismo. “Ser humano é viver em sociedade. Ninguém faz tudo sozinho e o autista é humano como qualquer outro, apenas com um pouco mais de dificuldade de se socializar. Eu mesmo preciso que me chamem atenção quando não sigo alguma norma, e isso é normal para nós, autistas. Apesar disso, muitos têm habilidades especiais que acabam não sendo vistas, justamente pela dificuldade de interação. Eu aparentava ser alguém que não conseguiria nada, ouvi muito que eu não iria vencer, mas eu tentei e consegui. O mais importante é que o autista tenha a oportunidade de tentar e mostrar suas habilidades”, disse Dimy.
Emocionada, sua mãe, Branca Fernandes, fez um relato que causou grande comoção no plenário. “Na cabeça de toda mãe de autista, a grande preocupação é: e quando eu morrer, quem vai cuidar do meu filho? Essa dúvida é diária, é 24 horas. O isolamento é muito grande porque muitas vezes somos só nós e nossos filhos. Eu vim hoje a esta Casa de Leis pedir para que não desamparem nossos filhos, que enxerguem o potencial deles e que nos deem a chance de ver suas realizações enquanto ainda estamos aqui”, desabafou Branca, recebendo aplausos e lágrimas dos presentes.
A vereadora Maysa Leão destacou a importância simbólica da presença de Dimy e Branca na Câmara e reforçou o papel do poder público na construção de políticas inclusivas. “Nós estamos recebendo o Dimy e a Branca, mãe dele. Dimy é o primeiro piloto autista federado nas corridas de kart do Brasil. E, como ele mesmo diz, quando entra no carro, não é um autista correndo, é o piloto Dimy. Mas é essencial que o símbolo do autismo esteja no capacete e na roupa, para que a sociedade entenda que o problema não é o autista não estar nos espaços, é a falta de inclusão. Eles têm habilidades, só precisam de oportunidades. Dimy é um testemunho vivo de superação e inspiração”, afirmou.
Maysa, que também é mãe atípica, se emocionou com o depoimento e lembrou a realidade de milhares de mães que enfrentam sozinhas os desafios da inclusão. “Eu me emocionei porque sinto o que a Branca sente, mas tenho uma rede de apoio. Porém, 70% são mães-solo, cuidam de autistas de suporte 1,2,3; de pessoas com deficiências múltiplas e vivem a solidão como maior companhia. Pensam todos os dias: se eu morrer, o que será do meu filho? Precisamos construir políticas públicas para essa realidade”, destacou.
A vereadora também apontou a urgência de aprimorar as ações voltadas à jornada do autista, desde o diagnóstico precoce até o acesso ao mercado de trabalho. “Muitos autistas ainda têm diagnóstico tardio, e isso causa sofrimento e atraso no desenvolvimento. Cuiabá precisa garantir ambulatórios especializados para adolescentes e adultos, terapias adequadas à idade e espaços que estimulem o aprendizado e a empregabilidade. Hoje, infelizmente, Cuiabá está de costas para o autismo e as pessoas com deficiências múltiplas. Se o poder público não investir agora, no futuro enfrentaremos uma grande demanda por residências assistidas, que custam caro e exigem diversos profissionais. É questão de humanidade, mas também de responsabilidade com o futuro”, concluiu.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Curso de Condução de Pesca avança para etapa prática às margens do Rio Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Vereadores lançam desafio para arrecadar fraldas ao Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Câmara de Cuiabá recebe senadora Margareth Buzetti

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA