CUIABÁ

Semana do Meio Ambiente em Cuiabá terá palestras, trilhas e ações comunitárias

Publicado em

De 2 a 6 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano promove a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). A programação conta com palestras, oficinas, trilhas ecológicas e ações comunitárias, em parceria com o CREA-MT e o Sebrae-MT. O objetivo é promover reflexão, aprendizado e ações práticas em prol da sustentabilidade e da preservação dos recursos naturais.

As atividades envolvem estudantes, gestores públicos, profissionais, ONGs e a comunidade em geral, promovendo um movimento coletivo de conscientização e responsabilidade ambiental.

“O passivo ambiental de Cuiabá é enorme e precisamos começar a resgatar isso. A Semana do Meio Ambiente abre discussões essenciais, como a situação dos nossos córregos. Temos mais de 20 córregos urbanos que, infelizmente, hoje funcionam como canais de esgoto. Precisamos mudar essa realidade. A água é rede de vida dentro da cidade”, destacou o secretário José Afonso Portocarrero.

A abertura do seminário trará a palestra da professora Eliana Rondon, da UFMT, com uma pesquisa que propõe uma mudança cultural em relação aos córregos urbanos e rios como o Cuiabá e o Coxipó. “Esses cursos d’água foram muito maltratados ao longo do crescimento da cidade. Precisamos promover um desenvolvimento sustentável com a participação ativa da população”, completou o secretário.

Leia Também:  Vereador Eduardo Magalhães quer revogar cobrança da taxa de lixo em Cuiabá

Programação

As palestras ocorrem no Centro Sebrae de Sustentabilidade, de 2 a 5 de junho, com especialistas que abordarão temas como:

  • Queimadas e mudanças climáticas

  • Proteção das nascentes e uso sustentável da água

  • Construção sustentável e bioarquitetura

  • Logística reversa e gestão de resíduos

  • Educação ambiental nas escolas

  • Atuação da Defesa Civil em eventos climáticos extremos

  • Tecnologia e sensoriamento remoto

  • Papel das instituições públicas na proteção ambiental

Palestrantes confirmados:

  • Elaine Rondon (pesquisadora – Niesa)

  • Rosangela Gomes Soto (engenheira agrônoma – INPEV)

  • Jean Pelicari (diretor – Projeto Lixo Zero)

  • Luiz Carlos da Costa (major – CBMMT)

  • Alessandro Borges (coronel – CBMMT e secretário adjunto de Defesa Civil)

  • Fabiani Dalla Rosa Barbosa (vice-coordenadora – NPED)

  • Gerson Natlício Barbosa (procurador de Justiça)

  • Antônio Horácio da Silva Neto (juiz – Vara do Meio Ambiente de Cuiabá)

  • João Lucas (arquiteto)

  • José Afonso Portocarrero (secretário de Meio Ambiente e arquiteto)

  • Luciane Cleonice Durante (engenheira civil e doutora)

Inscrição: Os participantes das palestras receberão certificado. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5XrqiDgQB1a1f3Eu5.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá participa da inauguração da unidade do Ganha Tempo no Pedra 90

Atividades práticas

  • Trilhas ecológicas – Dia 3, no Horto Florestal, com observação da fauna e flora nativa.

  • Treinamento de combate a incêndios – Dia 6, no Parque Jonas Pinheiro (Acrimat), com o major Vinícios (Corpo de Bombeiros BEA). A inscrição será feita no local, no dia 2. As vagas são limitadas.

Homenagem às vítimas de feminicídio

No dia 5 de junho, em parceria com o Ministério Público, será realizado o plantio de 64 mudas de ipês roxos no Parque da Família, em homenagem às vítimas de feminicídio em Mato Grosso. O número pode aumentar, incluindo os casos registrados em maio. Também será criado o Memorial das Vítimas, identificando o local onde as árvores foram plantadas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Votação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá

Published

on

Os moradores de Cuiabá têm até as 18h desta terça-feira (23) para participar da votação que definirá as duas novas ruas que receberão telões para a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira. A escolha é feita pelo Instagram da Prefeitura de Cuiabá, e o resultado será divulgado até as 21h, no feed e nos stories do perfil oficial.

A mobilização faz parte da campanha Minha Rua é Show de Bola, que tem movimentado bairros da capital e ampliado os espaços de convivência durante os jogos do Brasil. Nesta edição, 57 ruas participam da disputa, com o envio de 228 vídeos produzidos pelos moradores. O conteúdo já soma mais de 562 mil visualizações nas redes sociais da Prefeitura.

A iniciativa ganhou força após a grande participação popular registrada na última transmissão. Diante do engajamento dos moradores e das chuvas durante a partida anterior, o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição passada e ampliar a ação com mais duas novas localidades.

Leia Também:  Prefeitura convoca entidades para eleição do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá

Com isso, o jogo da Seleção Brasileira, marcado para esta quarta-feira (24), às 18h, será transmitido em seis pontos da cidade. Permanecem contempladas a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.

O resultado final será divulgado ainda nesta terça-feira, definindo as duas novas ruas que passarão a integrar os pontos oficiais de transmissão do jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA