CUIABÁ

Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá iniciam programação especial de prevenção ao suicídio

Publicado em

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cuiabá iniciaram, nesta semana, uma série de atividades em alusão ao Setembro Amarelo, campanha dedicada à prevenção do suicídio e à valorização da vida. A mobilização acontece em todas as regionais da capital e segue até o fim do mês, com ações durante a semana e programações especiais aos sábados, para alcançar também a população que não consegue ir às unidades em dias úteis.

O objetivo é acolher, ouvir e dialogar sobre saúde mental, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando o acesso aos serviços. Durante todo o mês, as equipes da Atenção Primária realizam rodas de conversa, oficinas terapêuticas, palestras e atendimentos individualizados, além de incentivar práticas de autocuidado. A proposta é identificar sinais de alerta, reduzir o estigma em torno do sofrimento psíquico e garantir que a população tenha acesso a apoio psicológico e social.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou a relevância da mobilização. “O Setembro Amarelo é um chamado para toda a sociedade refletir sobre a importância da saúde mental. Ao levarmos essas ações para dentro das comunidades, queremos acolher as pessoas, abrir espaços de escuta e, principalmente, mostrar que ninguém está sozinho. Essa é uma prioridade da gestão, cuidar da saúde integral da nossa população”, afirmou.

Leia Também:  Rodoviária de Cuiabá ganha área exclusiva para motoristas de app

Além das ações voltadas diretamente à comunidade, o mês também será marcado por capacitações para os profissionais da Atenção Primária, abordando temas como saúde da pessoa idosa, triagem neonatal, manejo clínico da tuberculose, tabagismo e arboviroses. Essas formações visam fortalecer a rede de cuidado e ampliar a resolutividade dos serviços oferecidos.

Cronograma das ações nas regionais de Cuiabá

Regional Norte – 06/09/2025
USFs Novo Paraíso 1 e 2, Paiaguás, Clínica da Família, CPA 3, CPA 4, Jardim União/Florianópolis, Jardim Vitória 1 e 2.

Regional Sul – 13/09/2025
USFs Jardim Industriário, Pedra 90 (1, 2 e 3), Nico Baracati, Santa Laura/Jardim Fortaleza, Osmar Cabral/Liberdade, São João Del Rei/Novo Millenium, Tijucal, Parque Ohara, Coxipó (1 e 2), Santa Terezinha, Jóckey Club, Parque Atalaia e Parque Cuiabá.

Regional Leste – 20/09/2025
USFs Grande Terceiro, Lixeira/Baú, Areão, Dom Aquino, Imperial, Campo Velho, Várzea Ana Poupina, Altos da Serra (1 e 2), Praeiro (1 e 2), Dr. Fábio (1 e 2) e Pedregal.

Regional Oeste – 27/09/2025
USFs Santa Amália/Araçá, Cid Verde/Cidade Alta, Ribeirão do Lipa, Santa Izabel, Despraiado, Ribeirão da Ponte, Sucuri e Independência.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados para cargos na rede municipal de Educação

Regional Rural – 27/09/2025
USF Guia.

O Setembro Amarelo reforça o compromisso da gestão municipal em priorizar a saúde mental como parte essencial da qualidade de vida da população, aproximando a comunidade dos serviços de saúde e promovendo um cuidado cada vez mais acolhedor.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da USF São Gonçalo em tons de verde e branco.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Prefeito é homenageado com a Comenda do Mérito Farmacêutico pelo CRF-MT

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA