CUIABÁ

Valorização de profissionais e resultados na saúde bucal são debatidos na Prefeitura de Cuiabá

Publicado em

Cerca de 70 técnicos e auxiliares em Saúde Bucal da rede municipal foram recebidos no Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá, em uma reunião ampliada para debater a valorização da categoria e a melhoria dos resultados apresentados no município.

O grupo foi recebido no Salão Nobre pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, primeira-dama, Samantha Iris e outras autoridades.

“Nosso compromisso é melhorar o atendimento nas unidades básicas de saúde. Para isso, precisamos aumentar os atendimentos. O custo com profissionais é fixo, pagamos o mesmo valor, atendendo 10 ou 100 pessoas por dia. Então, se atendemos pouco, o custo por pessoa é alto. Por isso, peço o apoio de vocês para mudar esse cenário e melhorar nossos indicadores. E reafirmo: ao melhorar os resultados, avançamos também na valorização dos profissionais”.

Outro esclarecimento foi sobre a implementação do piso salarial. Segundo o prefeito, a medida depende de respaldo legal, como convenção coletiva, legislação específica ou recomendação formal do sindicato.

A conselheira do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Adrielly Queiroz, também esteve presente e reforçou a importância de garantir espaço de fala e representatividade aos técnicos e auxiliares em saúde bucal, também contemplados pela atuação do conselho. Na oportunidade, as profissionais destacaram que foi a primeira vez que a categoria foi recebida por um prefeito.

Leia Também:  Maysa Leão homenageia servidores do CMEI Professora Marília Inês Pedrollo em Sessão Solene na Câmara de Cuiabá

A vereadora e primeira-dama Samantha Iris destacou o compromisso da atual gestão com o tratamento igualitário entre os servidores. “Na gestão do Abilio não existe favorecimento. Todos os profissionais são importantes e devem ter as mesmas oportunidades. A população é o verdadeiro chefe de todos nós”, afirmou.

O vereador Dilemário Alencar lembrou da desvalorização enfrentada pelo setor nos últimos anos. “Estamos vendo uma mudança positiva. Queremos que a saúde bucal volte a ter o respeito e a estrutura que merece. Houve muito abandono nos últimos anos, e agora é hora de reconstruir”, destacou Dilemário.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini reunido com a categoria no Salão Nobre da Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Published

on

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Michelly Alencar articula avanços para o Shopping Orla em visita com o secretário de Turismo

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Lei cria programa de prevenção à depressão e ao suicídio entre crianças e adolescentes em Cuiabá

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA