A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) disponibilizou, nesta quinta-feira (27.6), em seu site institucional, uma assistente virtual para fornecer respostas rápidas e automáticas a perguntas de qualquer cidadão sobre a atuação e os serviços do órgão. Denominada Maitê, a ferramenta foi desenvolvida para esclarecer dúvidas frequentes sobre a CGE, reduzindo a necessidade de atendimentos presenciais e por telefone.
Desenvolvida com base em inteligência artificial, a assistente virtual atua como um canal direto de comunicação com a Controladoria, ao fornecer orientações sobre auditoria, controle, corregedoria, integridade, ouvidoria, transparência e outras informações de competência do órgão.
É importante destacar que todas as informações fornecidas pela assistente virtual são de caráter informativo. O serviço não substitui os canais oficiais para envio de denúncias, pedidos de informação ou esclarecimentos específicos, os quais permanecem ativos e acessíveis no site da CGE.
De acordo com a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência em substituição, Aline Landini, a ferramenta foi criada para ampliar o suporte ao cidadão e tornar mais acessíveis os conteúdos e atividades da Controladoria.
“A Maitê é uma assistente virtual desenvolvida para esclarecer dúvidas sobre os serviços da CGE e orientar o cidadão em temas como integridade, combate à corrupção e transparência. Ela responde perguntas, disponibiliza links e direciona para informações relevantes. A proposta é facilitar o entendimento sobre o papel da CGE, seus programas de integridade, macrofunções e também temas como ouvidoria, corregedoria, o que é um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e como obter a certidão de que a pessoa não responde a PAD, entre outros”, explicou.
A iniciativa integra as ações da CGE voltadas à modernização da gestão pública e ao fortalecimento da comunicação com a sociedade. A assistente virtual Maitê já está disponível na página inicial do site da CGE-MT:www.cge.mt.gov.br
A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.
Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.
Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.
O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.
” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.
Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.
“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.
Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.