MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cáceres firmam parceria para fortalecer atendimento pré-hospitalar

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) deu início, nesta terça-feira (7.10), ao Serviço de Suporte Intermediário de Atendimento Pré-Hospitalar no município de Cáceres (a 218 km de Cuiabá). A implantação do serviço é resultado de um termo de cooperação firmado entre o CBMMT, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e a Prefeitura Municipal de Cáceres.

A cerimônia de assinatura do termo, que marcou o início oficial do serviço, reuniu o comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros; a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, além de autoridades civis e militares do município. A solenidade foi realizada na sede da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM).

Com a ativação do novo serviço, Cáceres passa a contar com um atendimento pré-hospitalar estruturado, com suporte intermediário em situações de urgência e emergência, incluindo ocorrências clínicas e traumáticas graves, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória, acidentes de trânsito, entre outros.

De acordo com o coronel Rony, a medida reforça a capacidade de resposta no município e amplia a cobertura de assistência à população em situações críticas. Além disso, a iniciativa fortalece o compromisso da corporação em oferecer uma resposta mais eficiente às emergências médicas.

“O serviço de suporte intermediário é um marco na nossa estrutura operacional. Ele amplia a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros Militar, possibilitando um atendimento rápido, seguro e tecnicamente qualificado, especialmente nos casos de maior complexidade”, destacou o coronel.

Leia Também:  Sefaz abre consulta pública para definir prioridades do orçamento estadual de 2027

Sob a coordenação do CBMMT, o serviço contará com estrutura física própria, viatura de suporte básico de vida, sistema de radiocomunicação digital e telefonia. A equipe será composta por 10 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, cedidos pela Prefeitura Municipal, além dos militares. Já a responsabilidade pela gestão administrativa e operacional do serviço, bem como a promoção de capacitações técnicas periódicas, ficará a cargo do CBMMT.

Para ilustrar o funcionamento do novo serviço, foi realizada uma simulação de atendimento pré-hospitalar a uma vítima de acidente de trânsito com parada cardiorrespiratória, demonstrando a atuação do novo serviço em situações reais.

“Sabemos que cada minuto conta quando se trata de salvar vidas e esse avanço também reafirma o papel do Corpo de Bombeiros Militar como instituição moderna, eficiente e comprometida com a vida, que busca continuamente aprimorar os seus serviços e ampliar sua presença em todas as regiões do Estado”, destacou o comandante-geral-adjunto.

A prefeita Eliene Liberato ressaltou que a implantação do serviço é fruto de planejamento, investimento e trabalho conjunto, sendo essencial para o fortalecimento da saúde pública no município. Além da disponibilização de profissionais, caberá à Prefeitura o fornecimento de insumos, medicamentos, alimentação e uniformes, além de garantir acesso dos profissionais à farmácia central do município.

Leia Também:  Sistema de monitoramento de crimes desenvolvido pela Sesp é destaque nacional

“Eu gostaria já de expressar meu sentimento de gratidão, porque só foi possível estabelecer essa parceria, implantar esse programa hoje em Cáceres, porque houve o empenho da nossa equipe de saúde, dessa corporação e porque nós também buscamos recursos através de emendas parlamentares. Precisamos equipar, adquirir insumos e dar uma estrutura para atender a população”, destacou.

Também presente no evento, a comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros Militar (5º CRBM), tenente-coronel BM Sheila Sebalhos Santana, destacou a importância da iniciativa. “Esse serviço representa um avanço significativo no atendimento à população. Ter um serviço estruturado, com profissionais capacitados e integração entre Estado e município, é um exemplo de como a cooperação entre as instituições pode salvar vidas e transformar a realidade local”, encerrou.

Participaram da solenidade o comandante do 66º Batalhão de Infantaria Motorizado (JAURU/66º BIM), coronel Alex Jesus Soares, os secretários municipais, vereadores, além de representantes da Promotoria de Justiça, da Delegacia Regional, da Agência Fluvial de Cáceres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Defesa Civil Municipal, Diretoria Regional da Sema, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Published

on

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Bombeiros socorrem trabalhador vítima de choque elétrico em construção

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Bombeiros fazem retirada de anel preso em dedo de mulher

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA