O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na noite de segunda-feira (7.7), a cerimônia que oficializou a conclusão do primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO) inteiramente realizado no Estado, formando 19 novos aspirantes a oficial. Na mesma solenidade, também foi celebrada a promoção de 168 oficiais e praças da corporação.
O evento marcou ainda o encerramento do 1º Curso Básico de Formação de Soldado Bombeiro Temporário Auxiliar e do Quadro da Saúde, com a formatura de 159 militares. Os soldados da área da saúde integrarão o Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, cuja ativação simbólica ocorreu também durante a cerimônia.
As comemorações ocorreram na Arena Pantanal, em Cuiabá, em alusão ao Dia Nacional dos Bombeiros, celebrado em 2 de julho. A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de coronéis das forças de segurança, autoridades civis e militares, e familiares e amigos dos promovidos e formandos.
Segundo o governador Mauro Mendes, os avanços alcançados pelo Corpo de Bombeiros Militar, especialmente nos investimentos em pessoal e equipamentos, demonstram que a união, o planejamento e o comprometimento são fundamentais para fortalecer a atuação da corporação e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.
“Mato Grosso tem avançado em todas as áreas, e nas nossas forças de segurança não tem sido diferente. Os equipamentos, as tecnologias e todas as conquistas dos últimos anos têm sido fundamentais para melhorarmos a qualidade da prestação de serviços à nossa população. Parabenizo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e todos os seus integrantes. Tenho absoluta convicção de que, cada vez mais, cumpriremos com excelência a missão que vocês reafirmaram aqui hoje”, destacou o governador.
Durante seu discurso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, enumerou as principais conquistas alcançadas pela corporação nos últimos dois anos. Entre elas estão a aquisição de novas viaturas, equipamentos e tecnologias, bem como a modernização das estruturas operacionais, a ampliação das unidades em todo o Estado e a incorporação de bombeiros militares efetivos e temporários.
Somente com a inclusão de novos militares, o CBMMT registrou um crescimento histórico de 33% em seu efetivo. “Nada disso seria possível sem o apoio do senhor, governador, e de todo o secretariado, que nos orientam e acompanham diariamente, deixando um legado de compromisso com a segurança pública”, afirmou o comandante.
Ele ressaltou ainda que os avanços são resultado de uma gestão eficiente, de investimentos estratégicos e, sobretudo, do empenho diário dos profissionais que compõem a corporação.
“Acima de tudo, esse resultado é fruto do esforço coletivo e da dedicação incansável de cada integrante da nossa tropa, homens e mulheres. Hoje, comemoramos com orgulho a promoção de 168 oficiais e praças. Suas promoções são um justo reconhecimento ao esforço, à competência e ao compromisso com a nossa missão. Hoje, mais que números ou feitos, celebramos o valor inegociável do compromisso com a vida”, concluiu o comandante.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral adjunto e chefe do Estado Maior do CBMMT, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, o tenente-coronel BM Annelsandre Rodrigues da Costa, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, além do comandante da 13ª Brigada Infantaria Motorizada, o general de brigada Luiz Duarte de Figueiredo Neto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o senador Jayme Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, o deputado estadual Júlio Campos, o secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá, Murilo Bianchini, e a vereadora Elis Enfermeira, representado a Câmara Municipal de Cáceres.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu na noite deste domingo (21.6) um incêndio em um terreno baldio localizado no bairro Colina Park, em Confresa (1.058 km de Cuiabá).
O 2º Núcleo Bombeiro Militar (2º NBM) recebeu o chamado para atender a ocorrência por volta das 19h08 e prontamente uma equipe se deslocou ao local.
Ao chegar, foi constatado que o incêndio atingia uma área de vegetação. A equipe do 2º NBM iniciou a ação de combate ao fogo utilizando o canhão monitor da viatura Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS-638), conseguindo controlar e extinguir o foco ativo.
Em seguida, foi realizada a ação de rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes.
Não houve registro de danos em edificações nem de vítimas.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.