MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros recebe equipamentos para reforçar combate a incêndios florestais

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recebeu, na tarde desta segunda-feira (28.7), novos equipamentos da Coordenação-Geral de Fronteiras e Amazônia (CGFRON), com o intuito de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais no Estado. A doação, que inclui 40 sopradores, tem como foco principal reforçar a atuação dos bombeiros no enfrentamento aos incêndios florestais.

A CGFRON é vinculada à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pertencente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A iniciativa integra as ações estratégicas do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS) destinado ao desenvolvimento de ações de segurança pública nos Estados que compõem a Amazônia Legal. Entre elas, a Operação Protetor dos Biomas, voltada ao combate de crimes ambientais, como o desmatamento ilegal, a extração irregular de madeira e os incêndios florestais.

A solenidade de entrega foi realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e presidida pelo comandante-geral do CBMMT em substituição legal, coronel BM Rony Robson Cruz Barros. O evento contou ainda com a presença da coordenadora de Gestão e Apoio Administrativo da CGFRON, Janete Aparecida Roque de Almeida, que realizou a entrega, além de coronéis da corporação.

A entrega dos equipamentos ocorre em razão da parceria formalizada com a corporação, que tem se destacado no país pelas ações de combate aos incêndios florestais e proteção ambiental.

Leia Também:  Governo de MT paga salários de março na segunda-feira (30)

“A importância desses equipamentos e dessas entregas está relacionada à Operação Protetor dos Biomas, cuja relevância todos nós conhecemos. Temos observado que Mato Grosso tem se destacado como um verdadeiro case de sucesso. Esse trabalho tem repercutido em todo o Brasil e vocês são reconhecidos nacionalmente pelo serviço de excelência que vêm prestando”, afirmou.

Ela destacou ainda que essa é apenas a primeira etapa de repasses ao CBMMT. Está previsto, para os próximos meses, o envio de outros equipamentos voltados à proteção ambiental. “Em meados de setembro, chegarão também quatro kits para pick-ups. E tudo isso acontece porque vocês tem sido referência. Então, não foi em vão que o Estado de Mato Grosso celebrou essa parceria”, acrescentou.

Ao agradecer o repasse dos equipamentos, o coronel Rony Robson Cruz Barros ressaltou a importância da integração entre os entes federais e estaduais no enfrentamento aos crimes ambientais e no fortalecimento das políticas de preservação em todo o país.

“Esses equipamentos chegam para somar, de forma significativa, à nossa estrutura operacional, especialmente neste período em que enfrentamos o início de uma alta demanda de ocorrências relacionadas aos incêndios florestais. Sabemos que proteger o meio ambiente é uma missão desafiadora e contínua, que exige preparo técnico, comprometimento e, acima de tudo, recursos adequados”, afirmou o comandante-geral em exercício.

Leia Também:  Centro de Monitoramento Estratégico reúne dados do Estado para qualificar decisões dos gestores públicos

Além disso, o coronel Rony afirmou que os equipamentos serão incorporados de forma imediata às estratégias operacionais da corporação, especialmente durante o período de estiagem, quando as condições climáticas favorecem a propagação do fogo. Somente neste ano, o Governo de Mato Grosso está investindo R$ 125 milhões em ações voltadas ao combate do desmatamento ilegal e à prevenção e controle de incêndios florestais.

Já no no âmbito do Corpo de Bombeiro está em execução o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), que contempla medidas de prevenção, contratação de brigadistas, ampliação da estrutura da corporação, uso de maquinário pesado, firmamento de parcerias, entre outras ações estratégicas.

“Com esses novos sopradores, nossas equipes ganham mais eficiência, segurança e condições de trabalho para atuar com excelência na proteção da vida, do patrimônio e dos biomas mato-grossenses. O Governo de Mato Grosso, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, não está apenas fortalecendo a resposta. Novas estratégias estão sendo implementadas para ampliar a prevenção e a conscientização ambiental em todo o estado”, finalizou o coronel Rony Robson.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Cine Teatro Cuiabá será palco da pré-estreia do álbum Rabecaju

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Autor de estupro de vulnerável em Cáceres é preso pela Polícia Civil após ser localizado no Maranhão

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA