A Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) promoveu no primeiro trimestre de 2026, capacitações estratégicas para a qualificação dos profissionais que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em Mato Grosso.
Entre os dias 20 de fevereiro e 14 de março, foi realizada a 6ª edição do Curso de Atualização de Agente de Trânsito, na modalidade de Ensino à Distância, totalizando 814 servidores capacitados, entre policiais militares, servidores de órgãos do SNT e servidores do Detran, em colaboração com a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (ESFAP/PM).
Conforme a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, o foco principal dessa edição do curso foi a atualização quanto a aplicação da legislação, conduta ética e promoção da segurança viária, visando o cumprimento das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para cidades mais seguras.
No mês de abril, iniciaram os cursos presenciais e formações de longa duração. Entre 6 e 10 de abril, foi ofertada em Rondonópolis uma turma especial do Curso de Atualização de Agente de Trânsito, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Foram capacitados 30 alunos, entre policiais militares e agentes municipais de Rondonópolis.
No dia 27 de abril, terá início a 7ª Edição do Curso de Formação de Agente de Trânsito, com carga horária de 200 horas/aula. O curso será em modelo híbrido (EaD, remoto e presencial) visando capacitar 100 novos profissionais do Sistema Nacional de Trânsito.
“Todas as ações desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito buscam garantir que o investimento em educação resulte diretamente na melhoria da segurança viária e na redução de sinistros e mortes nas vias de Mato Grosso”, destacou a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas.
Para a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, as capacitações reforçam o papel estratégico da Escola Pública de Trânsito na consolidação de políticas educativas voltadas à segurança viária e na implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.
A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.
A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.
Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.
A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.
Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.
A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.
O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.
As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.
No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.