MATO GROSSO

Escolas Técnicas Estaduais conquistam 9 prêmios na 16ª Mostra de Ciência e Tecnologia

Publicado em

Estudantes e um professor de Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso (ETECs) conquistaram nove dos 36 prêmios distribuídos da XVI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em Cuiabá, neste mês de outubro.

Entre os estudantes, venceram: Rui Pardal Ribeiro e Ronimarcos Passarello (da ETEC de Tangará da Serra); Gustavo Lima Pinheiro e Júnior Bergamo (ETEC Sinop); José Augusto Gomes de Souza (ETEC de Matupá); Andriele Brito Silva (ETEC Sinop); Otávio Jovem Andrade (ETEC de Cáceres); Luiz Fernando de Oliveira (ETEC Rondonópolis); Ana Clara Lana Costa (ETEC Cáceres), que levou dois prêmios, e a professora-orientadora Luana Carvalho, que foi premiada com bolsa de incentivo à pesquisa.

Rui Prado e Ronimarcos foram premiados com o trabalho “Alternativas Sustentáveis no Controle de Pragas em Sistemas Agrícolas”. Eles levaram um notebook fornecido pelo Instituto Farmun para a melhor pesquisa na área do agronegócio.

O trabalho de Rui e Ronimarcos desenvolveu e propôs, através do uso de inseticidas biológicos, uma alternativa sustentável no controle de pragas em sistemas agrícolas.

“É muito bom conhecer os estudos de outros alunos e colocar em prática os nossos conhecimentos”, afirma Rui. A pesquisa foi orientada pela professora Francilene Alves Fortes.

Também foram premiados em primeiro lugar na categoria Economia Criativa os alunos Gustavo Lima Pinheiro e Júnior Bergamo, orientados pelo professor Rafael de Augusto de Lima Gonçalves, da ETEC de Sinop. Eles propuseram um MDF Ecológico com resistência à água e chamas e ganharam um smartphone.

Outro destaque foi a pesquisa “SOMOS – Saúde Mental e Suporte Escolar”, da Escola Técnica Estadual de Cáceres. O projeto realizou um trabalho sobre a saúde mental dos estudantes da instituição, possibilitando a criação de estratégias que melhorem o bem-estar emocional dos alunos.

Ana Clara Lana Costa, aluna representante do projeto “SOMOS”, foi premiada com um smartphone pelo primeiro lugar na categoria Ciência no Ensino Técnico. Ela ainda levou como prêmio uma bolsa de iniciação científica júnior no valor de R$ 300 por mês pelo prazo de 12 meses. A professora-orientadora Luana Kateryne Carvalho Ferreira foi premiada com uma bolsa de incentivo no valor de R$ 770 pelo prazo de seis meses.

Leia Também:  Companhia Raio e PRF apreendem 103 quilos de drogas e causam prejuízo de R$ 2,2 milhões às facções

Luiz Fernando de Assis Oliveira, de Rondonópolis, também recebeu uma bolsa científica júnior (R$ 300 pelo prazo de 12 meses). O projeto “Sala Controlada” ofereceu solução inovadora para gestão de sala de aula. Visando a sustentabilidade e uma redução de custos operacionais, a ferramenta visa monitorar temperatura e luminosidade, identificando o uso desnecessário de sistemas de ar-condicionado e iluminação.

Andriele Brito Silva, de Sinop, foi premiada com uma bolsa científica júnior (R$ 300 pelo prazo de 12 meses) pelo projeto “Plataforma Instituição Amiga do Autista: acolhimento e atendimento especializado às pessoas com TEA”.

Também foi premiado em terceiro na categoria Economia Criativa o aluno José Augusto Gomes de Souza, de Matupá, com a pesquisa “Empreendendo com finanças: uma nova forma de ensinar. Ele levou uma bolsa de iniciação científica (R$ 300 por mês durante um ano).

Otávio Jovem Andrade, de Cáceres, venceu em primeiro lugar na categoria Ciência. Orientado pelo professor Douglas Castrillon Júnior, ele levou um smartphone com o projeto “Reciclagem de materiais na educação e saúde: construção de modelos de sistemas respiratórios utilizando manequins descartados, máscaras e barbantes”.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Allan Kardec, ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelas ETECs e apresentadas durante a XVI MECTI. “São trabalhos muito interessantes e que nos entusiasmam. Por isso, nosso projeto é ampliar esse tipo de evento com etapas regionais”.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Alencar Brescancim, também ressaltou a importância do evento. “A MECTI incentiva a iniciação científica aos docentes e aos estudantes. As bolsas e as premiações oferecidas são muito importantes no processo de crescimento das iniciativas de ciência e tecnologia no Estado de Mato Grosso”.

A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Girlayne Menezes, seguiu na mesma linha de Allan e Dimorvan. “Um curso técnico coloca em prática a teoria. Esses projetos são frutos das aulas práticas desenvolvidas dentro de componentes curriculares dos nossos cursos. Com mais atividades assim, continuaremos tendo excelentes resultados”.

Leia Também:  Governo de MT reúne mais de 17 mil crianças em noite de abertura do Dia do SER Família Criança

Elinez Rocha, que avaliou projetos do ensino médio, técnico e médio-técnico, também ressaltou a qualidade das pesquisas apresentadas pelas escolas que são ligadas à Seciteci.

“Foram bastante inovadores, na verdade. A gente tem projetos de destaque relacionados à robótica educacional, relacionados à agricultura sustentável, entre vários outros que, na verdade, vêm com essa pegada bem o aprender fazendo. Então, os alunos colocam a mão na massa, produzem protótipos, fazem plantios e a gente observa isso”.

Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Neste ano, a MECTI contou com mais de 140 projetos inscritos, dos quais 110 foram selecionados para apresentação na Mostra. Ao todo, foram distribuídos 36 prêmios, sendo 23 Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no valor de R$ 300 pelo prazo de 12 meses, nove smartphones, 1 notebook do Instituto Farmun e 3 bolsas CNPQ para professores no valor de R$ 770 pelo prazo de seis meses. As premiações se referem à educação básica e foram viabilizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Farmum.

A MECTI ocorreu durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, em Cuiabá. A iniciativa da Seciteci foi realizada em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fapemat e CNPQ.

Durante a SCNT, também houve premiação através do edital 010/2024 da Fapemat, que garantiu pela primeira vez R$ 190 mil em dinheiro para pesquisadores da educação superior. Os prêmios variaram individualmente de R$ 3 mil a R$ 18 mil.

Avanço

A Seciteci contava, em janeiro de 2023, com 10 ETECs em funcionamento. Atualmente, são 15 escolas com mais de 3 mil alunos apenas nos cursos técnicos. Em 2025, serão 17 unidades.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador anuncia Hospital Regional em Barra do Garças: “momento importante para a região”, afirma prefeito

Published

on

O governador Otaviano Pivetta anunciou, nesta segunda-feira (21.6), durante reunião com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores, em Barra do Garças, a construção de um Hospital Regional no município.

Como encaminhamento, a Prefeitura terá prazo de 60 dias para apresentar o terreno e a documentação da área destinada à unidade. Após essa etapa, o Estado deve iniciar os projetos técnicos e avançar para a fase de licitação.

“Para mim, é muito importante anunciar a construção de um Hospital Regional que vai atender 13 municípios dessa região. É uma região que é raiz de Mato Grosso, onde muita coisa começou e que teve papel na formação do Estado que temos hoje. Nada mais justo do que trazer esse investimento, que vai fortalecer a saúde e a qualidade de vida da população daqui”, afirmou o governador.

“O prefeito ficou de nos apresentar o terreno e o documento da área até o dia 22 de agosto. A partir daí, nossa equipe entra para iniciar os projetos e avançar no processo, com expectativa de publicar a licitação ainda este ano”, completou.

Leia Também:  Governo de MT reúne mais de 17 mil crianças em noite de abertura do Dia do SER Família Criança

O governador também destacou o modelo de organização da saúde no Estado e a atuação conjunta com os municípios.

“Estamos estendendo esse atendimento a todas as regiões do Estado, com consórcios e parcerias diretas com as prefeituras, para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde”, disse.

O prefeito Adilson Gonçalves destacou a pressão sobre a rede municipal de saúde e o impacto da nova unidade.

“A região representa um avanço muito grande. Hoje trabalhamos com mais de 95% de ocupação no hospital municipal, já ampliamos leitos e a UPA também está superlotada. Atendemos municípios de diversos estados, entre eles Goiás. Esse hospital chega em um momento muito importante”, destacou.

Ele ressaltou ainda o alcance populacional da região.

“Temos cerca de 150 mil pessoas nos municípios da região, além de uma população flutuante muito grande, com estudantes e fluxo turístico ao longo do ano”, disse.

Também participaram da reunião o deputado federal Fábio Garcia, os deputados estaduais Dr. Eugênio e Chico Guarnieri, e vereadores de Barra do Garças.

Leia Também:  Polícia Civil identifica autor de furto de bicicleta elétrica em estacionamento de shopping popular

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA