MATO GROSSO

Escolas Técnicas Estaduais conquistam 9 prêmios na 16ª Mostra de Ciência e Tecnologia

Publicado em

Estudantes e um professor de Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso (ETECs) conquistaram nove dos 36 prêmios distribuídos da XVI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em Cuiabá, neste mês de outubro.

Entre os estudantes, venceram: Rui Pardal Ribeiro e Ronimarcos Passarello (da ETEC de Tangará da Serra); Gustavo Lima Pinheiro e Júnior Bergamo (ETEC Sinop); José Augusto Gomes de Souza (ETEC de Matupá); Andriele Brito Silva (ETEC Sinop); Otávio Jovem Andrade (ETEC de Cáceres); Luiz Fernando de Oliveira (ETEC Rondonópolis); Ana Clara Lana Costa (ETEC Cáceres), que levou dois prêmios, e a professora-orientadora Luana Carvalho, que foi premiada com bolsa de incentivo à pesquisa.

Rui Prado e Ronimarcos foram premiados com o trabalho “Alternativas Sustentáveis no Controle de Pragas em Sistemas Agrícolas”. Eles levaram um notebook fornecido pelo Instituto Farmun para a melhor pesquisa na área do agronegócio.

O trabalho de Rui e Ronimarcos desenvolveu e propôs, através do uso de inseticidas biológicos, uma alternativa sustentável no controle de pragas em sistemas agrícolas.

“É muito bom conhecer os estudos de outros alunos e colocar em prática os nossos conhecimentos”, afirma Rui. A pesquisa foi orientada pela professora Francilene Alves Fortes.

Também foram premiados em primeiro lugar na categoria Economia Criativa os alunos Gustavo Lima Pinheiro e Júnior Bergamo, orientados pelo professor Rafael de Augusto de Lima Gonçalves, da ETEC de Sinop. Eles propuseram um MDF Ecológico com resistência à água e chamas e ganharam um smartphone.

Outro destaque foi a pesquisa “SOMOS – Saúde Mental e Suporte Escolar”, da Escola Técnica Estadual de Cáceres. O projeto realizou um trabalho sobre a saúde mental dos estudantes da instituição, possibilitando a criação de estratégias que melhorem o bem-estar emocional dos alunos.

Ana Clara Lana Costa, aluna representante do projeto “SOMOS”, foi premiada com um smartphone pelo primeiro lugar na categoria Ciência no Ensino Técnico. Ela ainda levou como prêmio uma bolsa de iniciação científica júnior no valor de R$ 300 por mês pelo prazo de 12 meses. A professora-orientadora Luana Kateryne Carvalho Ferreira foi premiada com uma bolsa de incentivo no valor de R$ 770 pelo prazo de seis meses.

Leia Também:  Sine Estadual disponibiliza mais de 2,4 mil vagas de trabalho nesta semana

Luiz Fernando de Assis Oliveira, de Rondonópolis, também recebeu uma bolsa científica júnior (R$ 300 pelo prazo de 12 meses). O projeto “Sala Controlada” ofereceu solução inovadora para gestão de sala de aula. Visando a sustentabilidade e uma redução de custos operacionais, a ferramenta visa monitorar temperatura e luminosidade, identificando o uso desnecessário de sistemas de ar-condicionado e iluminação.

Andriele Brito Silva, de Sinop, foi premiada com uma bolsa científica júnior (R$ 300 pelo prazo de 12 meses) pelo projeto “Plataforma Instituição Amiga do Autista: acolhimento e atendimento especializado às pessoas com TEA”.

Também foi premiado em terceiro na categoria Economia Criativa o aluno José Augusto Gomes de Souza, de Matupá, com a pesquisa “Empreendendo com finanças: uma nova forma de ensinar. Ele levou uma bolsa de iniciação científica (R$ 300 por mês durante um ano).

Otávio Jovem Andrade, de Cáceres, venceu em primeiro lugar na categoria Ciência. Orientado pelo professor Douglas Castrillon Júnior, ele levou um smartphone com o projeto “Reciclagem de materiais na educação e saúde: construção de modelos de sistemas respiratórios utilizando manequins descartados, máscaras e barbantes”.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Allan Kardec, ressaltou a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelas ETECs e apresentadas durante a XVI MECTI. “São trabalhos muito interessantes e que nos entusiasmam. Por isso, nosso projeto é ampliar esse tipo de evento com etapas regionais”.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Alencar Brescancim, também ressaltou a importância do evento. “A MECTI incentiva a iniciação científica aos docentes e aos estudantes. As bolsas e as premiações oferecidas são muito importantes no processo de crescimento das iniciativas de ciência e tecnologia no Estado de Mato Grosso”.

A coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Girlayne Menezes, seguiu na mesma linha de Allan e Dimorvan. “Um curso técnico coloca em prática a teoria. Esses projetos são frutos das aulas práticas desenvolvidas dentro de componentes curriculares dos nossos cursos. Com mais atividades assim, continuaremos tendo excelentes resultados”.

Leia Também:  Concessão de rodovias estaduais de MT é destaque no portal Exame

Elinez Rocha, que avaliou projetos do ensino médio, técnico e médio-técnico, também ressaltou a qualidade das pesquisas apresentadas pelas escolas que são ligadas à Seciteci.

“Foram bastante inovadores, na verdade. A gente tem projetos de destaque relacionados à robótica educacional, relacionados à agricultura sustentável, entre vários outros que, na verdade, vêm com essa pegada bem o aprender fazendo. Então, os alunos colocam a mão na massa, produzem protótipos, fazem plantios e a gente observa isso”.

Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação

Neste ano, a MECTI contou com mais de 140 projetos inscritos, dos quais 110 foram selecionados para apresentação na Mostra. Ao todo, foram distribuídos 36 prêmios, sendo 23 Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) no valor de R$ 300 pelo prazo de 12 meses, nove smartphones, 1 notebook do Instituto Farmun e 3 bolsas CNPQ para professores no valor de R$ 770 pelo prazo de seis meses. As premiações se referem à educação básica e foram viabilizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Farmum.

A MECTI ocorreu durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, em Cuiabá. A iniciativa da Seciteci foi realizada em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fapemat e CNPQ.

Durante a SCNT, também houve premiação através do edital 010/2024 da Fapemat, que garantiu pela primeira vez R$ 190 mil em dinheiro para pesquisadores da educação superior. Os prêmios variaram individualmente de R$ 3 mil a R$ 18 mil.

Avanço

A Seciteci contava, em janeiro de 2023, com 10 ETECs em funcionamento. Atualmente, são 15 escolas com mais de 3 mil alunos apenas nos cursos técnicos. Em 2025, serão 17 unidades.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso

Published

on

Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).

A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.

“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.

Leia Também:  Vídeos educativos do Projeto Colmeia serão exibidos nas escolas estaduais

Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.

A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.

Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.

“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.

Leia Também:  Alunos das Escolas Estaduais Dom Pedro II são destaques no 3º Jogos dos Estudantes Militares

Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA