MATO GROSSO

Governo de MT reforça investimentos na alimentação escolar em 2025

Publicado em

O Governo de Mato Grosso reforçou os investimentos na alimentação escolar da Rede Estadual de Ensino para o ano de 2025, com o investimento estimado de 160 milhões. O recurso é essencial para garantir que os estudantes tenham acesso a refeições de qualidade, que são fundamentais para o bom desenvolvimento do aprendizado.

O valor a ser repassado representa um aumento de 11% em relação ao investimento concretizado 2024, que foi de R$ 144,3 milhões, considerando o número de alunos da rede estadual. 

“Do investimento total na alimentação escolar, mais de 76% será de contrapartida do Estado, refletindo um forte compromisso com a educação e a saúde dos alunos”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. A alimentação escolar é uma das 30 políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que compõem o Plano de EducAção 10 anos.

Neste ano as escolas receberão os repasses em oito parcelas, conforme as diretrizes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Leia Também:  Forças de segurança apreendem 500 kg de drogas e causam prejuízo de R$ 20 milhões às facções criminosas

“Essa estrutura de repasse garante que as instituições de ensino possam planejar e implementar suas ações de forma eficaz, assegurando que todos os estudantes tenham acesso a refeições nutritivas e balanceadas”, completa o secretário.

De acordo com a coordenadora de Alimentação Escolar da Seduc, Luana Leão, as escolas seguirão oferecendo até duas refeições diárias, garantindo que os alunos tenham energia e nutrientes necessários para enfrentar o dia letivo. Essa iniciativa não apenas promove a saúde, mas também contribui para a concentração e o desempenho acadêmico dos jovens.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Escola Técnica Estadual de Várzea Grande abre, pela primeira vez, vagas para curso técnico em enfermagem

Published

on

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Várzea Grande está com inscrições abertas para a primeira turma do curso técnico em enfermagem. O ingresso será realizado por meio do Processo Seletivo 2026/2 da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com inscrições gratuitas realizadas de forma online.

Ao todo, estão sendo ofertadas 80 vagas para o curso, que terá carga horária de 1.600 horas e aulas no período noturno. As oportunidades estão distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, contemplando candidatos negros, oriundos de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência.

A formação inclui atividades teóricas e práticas, além de estágio curricular obrigatório em instituições parceiras da área da saúde, proporcionando aos estudantes experiência profissional e contato direto com a rotina dos serviços de atendimento à população.

Para o diretor da ETEC de Várzea Grande, Gabriel Fidelis, a implantação do curso representa avanços para a educação profissional e fortalecimento da rede de saúde da região.

“A oferta do Curso Técnico em Enfermagem pela ETEC de Várzea Grande representa um marco importante para a educação profissional e para a saúde da nossa cidade. Estamos ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos que desejam ingressar em uma das áreas mais essenciais da sociedade, ao mesmo tempo em que contribuímos para a qualificação da mão de obra que atua nos serviços de saúde de Várzea Grande, Cuiabá e municípios vizinhos”, destaca.

Leia Também:  Sema analisa qualidade da água em 5 praias do Alto Paraguai; quatro estão impróprias para banho

As inscrições seguem abertas até o dia 24 de junho. Podem participar candidatos que já concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, marcado para o dia 1º de julho. O início das aulas está previsto para o dia 21 de julho

Segundo Gabriel Fidelis, a expectativa para a primeira turma é bastante positiva. “Estamos trabalhando para oferecer uma formação de excelência, aliando teoria e prática, para que os estudantes saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho e para atuar com competência, ética e humanização no cuidado às pessoas. Temos a convicção de que essa será apenas a primeira de muitas turmas que irão transformar vidas e contribuir diretamente para o fortalecimento da saúde pública e privada em nossa região”, finaliza.

Link para o edital aqui (clique).

Link para as inscrições aqui (clique).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA