MATO GROSSO

“Parque Tecnológico é uma experiência eficaz de MT na transformação da inovação em desenvolvimento”, afirma ministra

Publicado em

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal, Luciana Santos, afirmou que o Centro de Inovação do Parque Tecnológico Mato Grosso vai contribuir com o avanço de soluções tecnológicas para o Estado.

“O Parque Tecnológico é uma das experiências mais eficazes de Mato Grosso no sentido de fazer ciência e transformar inovação em desenvolvimento. Por isso, esse projeto é muito importante. Fiquei muito impressionada. É um investimento exclusivo do Estado na obra física. É um esforço do ecossistema local e que nós, do ministério, vamos nos esforçar para apoiar e desdobrar o alcance”, afirmou.

Foto: Ascom Seciteci

Ao lado do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, Luciana visitou as obras do Parque Tecnológico Mato Grosso, localizado na região do Chapéu do Sol, em Várzea Grande, na tarde desta quarta-feira (2.7). O projeto está em fase final de conclusão. O investimento do Governo de Mato Grosso é de mais de R$ 18,2 milhões.

Leia Também:  Nota MT realiza último sorteio do ano para assistir ao jogo do Cuiabá contra o Vasco

A ministra apontou também que vai avaliar a possibilidade de atender a demanda para financiamento de um supercomputador para o Centro de Inovação. O equipamento deve custar cerca de R$ 15 milhões. “Existe uma demanda, inclusive de equipamentos, e nós temos um fluxo contínuo de caixa. Vamos avaliar essa questão de atender a demanda de computação apresentada”, completou.

O secretário Allan Kardec apresentou à ministra o andamento da fase final das obras e apontou que a previsão é inaugurar o parque ainda neste ano.

“Nós teremos aqui um centro de criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras, reunindo poder público, academia universitária e iniciativa privada em busca de soluções inteligentes e sustentáveis”, destacou.

Allan apontou para uma possível parceria com o Governo Federal para projetos de sustentabilidade no Parque Tecnológico, como a captação de água da chuva e geração de energia limpa. “Queremos que as instituições que se instalem aqui não paguem conta de energia e água. É uma forma de atrair as entidades e diminuir os impactos ambientais”, disse.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 31 incêndios florestais nesta sexta-feira (12)

O diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, ressaltou que, mesmo antes da conclusão da obra, já estão sendo feitas conexões para atração de parceiros e frisou ainda que o espaço será um centro de promoção de serviços para a indústria, universidades e comunidade em geral.

O Parque Tecnológico Mato Grosso foi criado com o objetivo de promover pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas. Além do Centro de Inovação, que abrange uma área de 16 hectares, o Parque será uma região que abrigará diversas instituições públicas e privadas ligadas à área da inovação.

Foto: Ascom Seciteci

Participaram da visita às obras do Parque Tecnológico a deputada estadual Professora Graciele, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, e a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, além de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres registra 16 mil exames de imagem e amplia capacidade diagnóstica para a região Oeste

Published

on

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), realizou 15.963 exames de imagem entre março e maio de 2026.

“O resultado demonstra o fortalecimento da capacidade diagnóstica do Hospital Regional de Cáceres, impulsionado pela ampliação da oferta de exames, pela retomada da ressonância magnética, além de investimentos em tecnologia e qualificação profissional”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.

Entre os exames realizados nesse período, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, endoscopia, ultrassonografias e radiografias, atendendo pacientes internados e ambulatoriais de Cáceres e dos municípios da região Oeste de Mato Grosso.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os resultados refletem o compromisso da instituição com a qualidade da assistência e a eficiência operacional.

“A marca da Agir é a eficiência operacional aliada ao cuidado humanizado. Trabalhamos continuamente para garantir um atendimento de qualidade, acolhedor e cada vez mais resolutivo para os usuários do sistema de saúde”, destacou.

Leia Também:  Setasc realiza workshop sobre cultura de não violência e formação de lideranças

Investimento em inovação e alta tecnologia

Buscando o constante aprimoramento dos serviços, a equipe técnica do hospital participou recentemente do Application, um treinamento especializado focado na operação de equipamentos modernos e em técnicas avançadas de obtenção de imagens.

De acordo com o gerente multiprofissional do Hospital Regional de Cáceres, Giordanny Marciano Moreno, a capacitação representa mais um passo no fortalecimento da assistência.

“Nossa equipe técnica recebeu capacitação em angiorressonâncias cranianas, arterial e venosa, angiorressonância cervical, ressonância de abdome superior e abdome total, além de ressonância de órbitas. Estamos preparados para ampliar a qualidade da assistência e oferecer exames com alto nível de precisão à população”, reforçou.

O aumento na produção de exames foi registrado em todo o complexo hospitalar de março a maio de 2026. Somente na Unidade I – Dr. Antônio Fontes, foram realizados 11.939 exames nesse período. As endoscopias passaram de 33, em março, para 44, em maio, crescimento de 33,3%. As radiografias evoluíram de 1.328 para 1.988 procedimentos, aumento de 49,7%.

Na Unidade II, a expansão foi ainda maior. A produção total de exames passou de 994 procedimentos em março para 1.065 em abril e alcançou 1.965 exames em maio, crescimento de 97,7% em relação ao início do período. As tomografias aumentaram de 253 para 583 exames, alta de 130,4%. As radiografias tiveram crescimento de 213,1% e passaram de 160 para 501 procedimentos. Já a ressonância magnética, inexistente até março, registrou em abril e maio, quase 90 exames, um marco na ampliação da capacidade de diagnóstico.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 31 incêndios florestais nesta sexta-feira (12)

Balanço Geral: Produtividade a serviço do SUS

Somando a produção das duas unidades, o hospital realizou 4.322 exames de imagem em março, 5.251 em abril e 6.390 procedimentos em maio, o que representa um crescimento de 47,9% no período.

No acumulado dos três meses, foram realizados 6.357 tomografias, 6.333 radiografias, 2.431 ultrassonografias, 196 endoscopias, 88 ressonâncias magnéticas e 558 exames diagnósticos de especialidades.

“Os resultados sob gestão da Agir contribuem para maior resolutividade dos atendimentos, redução do tempo de espera e ampliação do acesso da população de Cáceres e dos municípios da região Oeste aos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o diretor.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA