A plataforma de monitoramento de incêndios florestais, implementada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 1º lugar geral no Prêmio de Boas Práticas 2025 na categoria Segurança Pública, do Consórcio Brasil Central.
A divulgação do resultado e a entrega da premiação, no valor de R$ 40 mil, foi realizada nesta quinta-feira (27.2), durante a Assembleia de Governadores do Consórcio Brasil Central, em Brasília. O governador Mauro Mendes participou da solenidade.
A plataforma utiliza um sistema de monitoramento via satélite para identificar, em tempo real, os focos de calor, proporcionando dados mais precisos e garantindo maior eficiência no atendimento das ocorrências. Esse sistema é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado.
“Dá muito orgulho ver o quanto Mato Grosso tem se destacado no cenário nacional, dessa vez com o prêmio que nós acabamos de receber aqui através do Corpo de Bombeiros. Ficar em primeiro lugar entre todos os Estados do Brasil Central é um feito que dá muito orgulho a todos nós mato-grossenses, principalmente por terem desenvolvido essa plataforma muito inovadora e muito eficiente, que vai ajudar cada vez mais Mato Grosso no combate aos incêndios florestais”, afirmou o governador Mauro Mendes.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) foi o responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que integra imagens de diversos satélites qualificados, gerando dados sobre focos de calor, direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas. Além disso, a ferramenta indica as regiões com maior potencial para ocorrências de incêndio florestal.
Com essa plataforma, os bombeiros têm agora uma representação mais precisa das áreas suscetíveis a focos de calor ou incêndios florestais. Isso facilita o direcionamento de recursos como efetivo, equipamentos e viaturas para as operações de prevenção e combate a ocorrências desta natureza.
Para o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, essa inovação não só eleva o nível de eficiência, como também reflete o compromisso contínuo da corporação no fortalecimento das ações e aprimoramento das estratégias de prevenção e resposta.
“O Governo do Estado sempre viu o Corpo de Bombeiros Militar como um órgão que deveria buscar novas tecnologias para tornar o enfrentamento mais eficiente e, por isso, aportou recursos nesse sentido. Hoje, a plataforma tem a capacidade de prever onde há um risco muito alto de incêndio e, com base nessas informações, direciona recursos para o enfrentamento”, concluiu o comandante.
O Consórcio Brasil Central reúne governadores de Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal para políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico desses Estados.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, neste domingo (21.6), dois incêndios em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá). As ocorrências foram registradas em um terreno urbano no bairro Belvedere e em um mercado no bairro GreenVille I.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 12h25, após acionamento via telefone de emergência 193 para combater um incêndio em um terreno localizado na Rua São Pedro da Cipa, no bairro Belvedere.
Uma equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) se deslocou ao local indicado e, ao chegar, constatou que grande parte da área já havia sido consumida pelo fogo, restando focos ativos em alguns pontos.
Para conter as chamas, a equipe utilizou o canhão monitor do caminhão Auto Tanque (AT-597), empregando cerca de três mil litros de água. Após a extinção dos focos remanescentes, os militares realizaram o rescaldo e uma vistoria completa para eliminar riscos de reignição. Não houve danos a edificações vizinhas nem registro de vítimas.
Já por volta das 21h30, a equipe da 11ª CIBM foi acionada para atender um princípio de incêndio em um mercado localizado na Avenida Eugênio Prati, no bairro GreenVille I.
Ao chegarem ao local, os militares constataram intensa concentração de fumaça no interior do estabelecimento e iniciaram os procedimentos de reconhecimento, avaliação de riscos e segurança da edificação.
Durante a vistoria inicial, o proprietário informou que o sistema de proteção elétrica havia atuado automaticamente, ocasionando o desligamento do padrão de energia. A informação foi verificada e confirmada pela equipe antes do início das ações de combate ao incêndio.
Após a adoção das medidas de segurança, os militares fizeram buscas para identificar a origem do incêndio. Inicialmente, foi feita uma varredura completa no piso térreo, onde não foram encontrados focos. Em seguida, a equipe prosseguiu para o mezanino, localizando o foco principal.
O incêndio teve origem em equipamentos de tecnologia da informação, especificamente em servidores de rede e componentes de um quadro de distribuição elétrica. As chamas também atingiram documentos armazenados nas proximidades.
O combate foi feito com extintores portáteis adequados ao tipo de incêndio, possibilitando a rápida extinção das chamas e impedindo a propagação do fogo para os demais setores da edificação.
Após a extinção do foco, os bombeiros utilizaram a técnica de Ventilação por Pressão Positiva (VPP) para remover a fumaça acumulada e restabelecer as condições de segurança do ambiente. Foi necessária a abertura de duas janelas localizadas no mezanino, que estavam vedadas por placas de gesso. A equipe fez a remoção de forma controlada pela equipe.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também prestou apoio operacional durante a ocorrência.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.