MATO GROSSO

Roda de conversa reúne idosos para compartilhar memórias e experiências sobre os rios de Cuiabá

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciou a celebração do Dia Mundial da Água nesta quinta-feira (12.3) com a roda de conversa “Encontro das Águas”, no Centro de Convivência de Idosos Padre Firmino, em Cuiabá. Os presentes puderam trocar experiências e trazer relatos da importância da água no seu cotidiano, os rios da infância e as lembranças vividas em relação ao tema.

Nascida na região do Araguaia, Valdenice Rodrigues Martins, 79 anos, lembra com saudade de tomar banho no rio que ficava próximo da fazenda onde cresceu. “Eu nasci em um lugar que a água era abundante e tinha um rio delicioso para tomar banho, o Barreirão. Temos que cuidar bem de nossas águas e nascentes, me preocupo com meus bisnetos que vão sofrer com essa falta de água. Foi um dos melhores eventos que tivemos aqui, todo mundo participou, muito produtivo”.

Celia Maria Pereira, 77 anos, sempre teve uma relação muito próxima com os rios da capital, quando andava a pé com os filhos e o marido para almoçar na beira do rio Cuiabá, acha necessário o aumento de eventos com a participação do poder público. “Importante os gestores ouvirem a população para saber dos problemas de quem vive a realidade, de quem convive no dia a dia com a situação. Como Cuiabá e cidades perto tem muitos rios parece que nunca vai faltar água, mas isso é um engano”.

Leia Também:  Pequenos produtores rurais e artesanais de Mato Grosso ganham espaço na ExpoEcos 2025


Além da roda de conversa, também foram realizados exibição de vídeos e oficinas para o público local. A oficina de desenho inspirada no tema ‘Água Viva para Todos’ foi produzida com objetivo de incentivar os participantes a refletirem, por meio da expressão artística, sobre a relação entre a água e a vida.

“Hoje a gente teve a oportunidade de ouvir dos idosos as memórias que eles têm sobre as aguas da nossa cidade. Eles trazem depoimentos riquíssimos sobre como eles buscavam agua, como os rios eram limpos, como eles pescavam com os pais e tinha muita saúde, muita vida nos rios e isso nos traz a reflexão de quais são as águas que nós vamos deixar para as futuras gerações”, destacou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.


A roda de conversa e a troca de vivência entre os participantes resultará em um vídeo-reportagem que será produzido pela superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão destacando as percepções ambientais, a água no dia a dia e os cuidados necessários para sua conservação.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros divulga resultado preliminar do exame médico para seleção de soldados temporários

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Desenvolve MT lança funcionalidade de envio automático de boletos e alertas de pendências por e-mail

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  PM prende caminhoneiro por agressão e apreende espingarda em Vila Rica

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA