MATO GROSSO

Secom-MT apresenta inovação em contratos de mídia em reunião de secretários

Publicado em

A Secretaria de Comunicação de Mato Grosso apresentou, nesta quinta-feira (3.4), o método desenvolvido pela Pasta para otimizar o processo de contratação de mídia no Estado, durante o 7° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, no Ceará.

“Criamos internamente esse método para que a aplicação dos recursos públicos seja eficiente, atendendo uma das recomendações do governador Mauro Mendes de que a comunicação pública precisa chegar até o cidadão. No mundo atual, não há como aceitar que não existam critérios objetivos e claros no investimento de comunicação”, afirmou a secretária de Comunicação, Laice Souza.

Secretária de Comunicação de Mato Grosso, Laice Souza | Foto: Hiane Braun

O Data Mídia Secom-MT foi implantado em 2023 com o objetivo de aprimorar a aplicação dos recursos públicos de comunicação e atender às recomendações do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, podendo ser utilizado por outros órgãos públicos.

“Em 2022, tornamos todos os processos digitais na Secom, esse foi o início do método. Com ele conseguimos entender como é nosso mercado e, assim, otimizar a contratação das mídias para alcançar todo o Estado proporcionalmente”, pontuou a secretária adjunta de Publicidade, Gabriela Clemente.

Leia Também:  FIT Pantanal reforça papel estratégico do turismo na economia de Mato Grosso

A segunda fase do método será a implantação eletrônica, que está sendo preparada para funcionar em 2026.

“É uma fórmula em que levamos em conta diversos fatores, como população dos municípios, acessos e alcance dos veículos”, explicou a gestora de mídia, Tássia Nagazawa.

O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, contou que no Estado já existe uma forma de otimização dos investimentos no setor, “mas em Mato Grosso está muito mais avançado e queremos estudar esse método para aprimorar o que estamos fazendo”.

“Também queremos absorver esse conhecimento de Mato Grosso e trocar experiências para melhorar a forma que os investimentos são aplicados em Minas Gerais”, disse a secretária-executiva de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega.

Nesta quinta-feira, a programação do Fórum incluiu palestras sobre publicidade governamental e estratégias de tempo real no âmbito digital. Para sexta-feira (4), a programação trará de temas sobre as plataformas Netflix e LinkedIn, além da palestra com o ministro Sidônio Palmeira. O Fórum se encerra com a assinatura de carta-compromisso dos participantes.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas e estelionato em Várzea Grande

Conselho Nacional

O Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação foi criado em 2023 como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas de Comunicação dos Estados e do Distrito Federal.

O Fórum é o órgão máximo do CNSecom, com poderes deliberativos e normativos. É integrado pelos secretários e dirigentes de órgãos correlatos das unidades da federação, norteados pela defesa da democracia e das liberdades de expressão e de imprensa.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Empresas devem adequar sistemas para novo CNPJ alfanumérico a partir de julho; confira orientação da Sefaz

Published

on

Empresas de Mato Grosso devem se preparar para a adoção do novo modelo de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que passará a utilizar letras e números a partir de 1º de julho de 2026. Embora a alteração seja aplicada apenas às novas inscrições, todos os contribuintes precisarão adequar seus sistemas para reconhecer o formato alfanumérico e evitar falhas em processos fiscais e administrativos.

A mudança foi instituída pela Receita Federal e tem como objetivo ampliar a capacidade de geração de novos números de inscrição diante do crescimento contínuo da atividade empresarial no país. Os CNPJs já existentes permanecem válidos e não sofrerão qualquer alteração.

Apesar de atingir diretamente apenas as novas empresas e filiais registradas a partir da entrada em vigor da medida, a adaptação dos sistemas será necessária para garantir o correto funcionamento de rotinas como emissão de documentos fiscais, validação cadastral, integração de informações e comunicação com clientes e fornecedores.

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) orienta que as empresas iniciem o processo de adequação o quanto antes, especialmente aquelas que utilizam sistemas próprios de gestão, faturamento ou emissão de documentos fiscais.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandado contra detento que estava dando golpes de dentro da PCE

A recomendação também se estende a desenvolvedores de software, escritórios de contabilidade e fornecedores de soluções tecnológicas, que deverão assegurar a compatibilidade dos sistemas com os dois modelos de inscrição durante o período de convivência entre os formatos.

Por isso, é importante que os responsáveis pelas áreas de tecnologia e gestão verifiquem junto aos fornecedores de software se as adaptações necessárias já foram implementadas ou estão em andamento, evitando impactos operacionais após a entrada em vigor da nova regra.

Segundo a Receita Federal, a adoção do CNPJ alfanumérico garante a continuidade do cadastro nacional sem a necessidade de alterações nos registros já existentes, preservando a integridade das informações e ampliando a disponibilidade de combinações para futuras inscrições.

Mais informações sobre o novo formato do CNPJ podem ser consultadas no portal da Receita Federal.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA