MATO GROSSO

Sesp já capacitou cerca de 600 profissionais para reforçar fiscalizações da Operação Lei Seca em MT

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) está promovendo, durante o mês de maio, capacitações das forças de segurança voltadas à fiscalização de trânsito.

A ação integra a campanha do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito e tem como foco principal reforçar as Operações Integradas Lei Seca em sete municípios do interior do estado.

Coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E), com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN) e do Detran-MT, a iniciativa já capacitou 583 servidores.

As instruções ocorrem em 9 cidades de todas as regiões do estado, com atividades teóricas e práticas abordando legislação, técnicas de abordagem, segurança viária, educação no trânsito e o uso de novas tecnologias como ferramenta de apoio às fiscalizações.

Uma das inovações implantadas durante a capacitação é a utilização de equipamentos de gestão de imagens nas abordagens, que servirão como prova em processos administrativos e criminais. De acordo com a tenente-coronel Monalisa Furlan, coordenadora do GGI-E, os equipamentos trazem mais segurança para os agentes e para os cidadãos abordados.

Leia Também:  Bombeiros lançam cadastro para identificar parceiros e ampliar apoio operacional de combate aos incêndios

“Diante de qualquer dúvida, o equipamento pode ser consultado, garantindo mais legitimidade às operações. O uso das câmeras será exclusivo das operações Lei Seca e operado por profissionais posicionados estrategicamente para registrar toda a ação”.

A promotora de Justiça que atua em Sinop (500 km de Cuiabá), Roberta Cheregati Sanches, também ressaltou a importância da iniciativa.

“Infelizmente, em nossa cidade é comum o hábito de dirigir após o consumo de álcool ou outras drogas. As fiscalizações têm como objetivo romper esse comportamento e conscientizar os motoristas sobre os riscos. A capacitação dos agentes representa o compromisso da Sesp com a segurança viária e a melhoria do atendimento à população”, afirmou.

As cidades de Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres já receberam as atividades. Nos próximos dias, a capacitação será levada a Nova Mutum, Alta Floresta e Barra do Garças.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

Published

on

Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.

O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.

As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.

Leia Também:  PM apreende arma de fogo com faccionado durante abordagem em Campo Verde

As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.

Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.

Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA