MATO GROSSO

Sesp realiza 46 operações Lei Seca e prende 364 condutores por embriaguez em um mês

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou 46 operações da Lei Seca e prendeu 364 condutores por embriaguez ao volante em Mato Grosso, durante o mês de maio, no âmbito da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e a redução de acidentes.

As ações integradas ocorreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Nova Mutum e Alta Floresta.

Ao todo, foram realizados 6.476 testes de alcoolemia e removidos 1.759 veículos, entre carros e motocicletas. Também foram multados 759 condutores por dirigirem sob o efeito de álcool e 230 por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.

Além disso, seis pessoas foram presas por adulteração de sinais identificadores de veículos, quatro por cumprimento de mandados de prisão e uma por porte ilegal de arma de fogo.

Como parte da campanha Maio Amarelo, a Sesp também participou da Operação Nacional, realizada entre a noite de sexta-feira (30.5) e a madrugada de sábado (1º.6). A ação ocorreu simultaneamente em oito municípios de Mato Grosso, com a atuação de 463 agentes de segurança pública e de fiscalização de trânsito.

Leia Também:  Encontro Regional da Reforma Tributária será realizado em Sinop nesta sexta-feira (22)

Nesta operação nacional, foram aplicados 1.019 testes de alcoolemia e removidos 272 veículos. No total, 76 pessoas foram presas por embriaguez ao volante, além de 166 condutores multados por dirigir sob o efeito de álcool e 51 por se recusarem a fazer o teste.

Ações educativas
Como parte das iniciativas da campanha Maio Amarelo, a Sesp promoveu uma ação educativa também em sua sede, com o objetivo de orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da Operação Lei Seca e as consequências da direção sob o efeito de álcool, utilizando simuladores e equipamentos de realidade virtual. A ação destacou ainda os riscos de acidentes, as penalidades previstas em lei e a importância da responsabilidade no trânsito para preservar vidas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também realizou ações educativas durante todo o mês, com o objetivo de valorizar a vida e incentivar a adoção de comportamentos seguros nas vias urbanas e rurais. As principais ações realizadas ao longo do mês foram: Amigo da Rodada, pit stops educativos, pedal em alusão ao mês de conscientização e palestras em empresas privadas e escolas.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta em prisões por tráfico e embriaguez em Várzea Grande

No interior, as ações foram realizadas pelas Ciretrans de Alto Garças, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Tangará da Serra.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, tenente-coronel Monalisa Furlan, enfatizou a importância das ações educativas e de segurança pública para melhorar a segurança viária e reduzir os sinistros de trânsito.

“O número crescente de veículos em circulação exige ações firmes e contínuas. Em seis anos, a frota de Mato Grosso cresceu mais de 30%, passando de pouco mais de 2,1 milhões, em 2019, para aproximadamente 2,8 milhões em 2025. Esse aumento reforça a importância de conscientizar, fiscalizar e educar. As operações da Lei Seca são fundamentais para salvar vidas, e a vertente educativa tem sido prioridade: estamos nas ruas não apenas para fiscalizar, mas para transformar comportamentos e promover uma cultura de responsabilidade no trânsito”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Militar identifica suspeito de violência doméstica em Arenápolis

Published

on

Policiais militares do 14º Comando Regional identificaram e prenderam, na noite deste domingo (21.6), um homem, de 51 anos, suspeito por violência doméstica que culminou em uma tentativa de homicídio contra um policial militar, no município de Arenápolis (234 km de Cuiabá).

Durante o desdobramento da Operação Escudo Feminino, as equipes receberam denúncia de uma mulher, de 39 anos, relatando ter sido agredida pelo companheiro. A vítima ressaltou que teve seu celular destruído pelo denunciado e posteriormente conseguiu fugir da residência.

Diante dos fatos, os militares da 9ª Companhia Independente se deslocaram até o endereço do indivíduo. Durante tentativa de abordagem, as equipes realizaram diversas verbalizações para que o suspeito deixasse a residência.

Em certo momento, o homem avançou contra as equipes utilizando um facão. Um militar foi ferido na mão esquerda. O militar recebeu atendimento no Pronto Atendimento de Saúde de Arenápolis e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá.

Após o ocorrido, equipes do 2º Pelotão do município de Nortelândia foram acionadas para se deslocaram até o endereço do suspeito. O homem foi encontrado escondido aos fundos da casa ainda portando o facão utilizado na agressão.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre mandados contra investigados por homicídios em Cuiabá e Várzea Grande

Em nova tentativa de abordagem, o suspeito investiu contra a equipe, sendo necessário o disparo de arma de fogo revidando à injusta agressão. O homem foi baleado e socorrido até o Pronto Atendimento de Saúde, no entanto não resistiu e veio à óbito na madrugada desta segunda-feira (22.6).

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA