POLÍTICA NACIONAL

Izalci pede investimentos estruturantes na educação

Publicado em

O senador Izalci Lucas (PL-DF) defendeu nesta quarta-feira (9) que o governo federal faça investimentos estruturantes na educação pública, em lugar de programas assistencialistas. O senador questionou a eficácia do programa Pé-de-Meia, que concede auxílio financeiro a estudantes do ensino médio desde que eles concluam a sua formação.

Para Izalci, o programa não reestrutura o ensino médio e serviria apenas para manter os jovens como “massa de manobra”.

— A gente precisa tratar a educação como prioridade real, não é só discurso. Esses programas não têm nenhuma estrutura e não levam a lugar nenhum. O que leva o aluno a frequentar a escola é ter o prazer de ir para a escola, é qualidade. A juventude hoje não consegue mais ficar numa sala de aula sem tecnologia, sem laboratório, sem esporte, sem cultura — afirmou.

O senador defendeu que a educação profissional e tecnológica seja prioridade permanente do Estado, e não apenas de governos eventuais. Ele elogiou o trabalho do Sistema S no ensino técnico e alertou para a carência de mão de obra qualificada no país, especialmente nas áreas de tecnologia e engenharia.

Leia Também:  Transição energética: Senado aprova programa de incentivo a fontes renováveis

Izalci também defendeu a aprovação do projeto da Lei de Responsabilidade Educacional (PL 88/2023), que estabelece obrigações para gestores públicos no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Seminário na Câmara discute desafios de famílias atípicas; participe

Published

on

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (30), um seminário para discutir os desafios enfrentados por famílias atípicas, principalmente as que têm integrantes no espectro autista.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 13, e será interativo.

O evento foi sugerido pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

O objetivo é discutir a realidade das famílias atípicas brasileiras que assumem, diariamente e por décadas, a responsabilidade pelo cuidado integral de pessoas que demandam apoio substancial ou permanente.

Desafios
Rollemberg afirma que muitos pais e mães deixam suas atividades profissionais, comprometem sua saúde e enfrentam, muitas vezes de forma solitária, os desafios relacionados à saúde, educação e inclusão comunitária de pessoas com algum tipo de deficiência.

“Uma das maiores angústias relatadas por famílias em todo o país é a pergunta: ‘Quem cuidará do meu filho quando eu não puder mais fazê-lo?’”, afirma o deputado.

Leia Também:  Sessão destaca importância social do Sistema S

“Essa preocupação revela uma lacuna histórica das políticas públicas brasileiras: a insuficiência de serviços de apoio continuado às famílias, de programas de acolhimento temporário, de centros de convivência especializados, de residências assistidas e de estratégias de cuidado de longo prazo”, resume.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA