CUIABÁ

Limpurb retira 20 toneladas de lixo no Parque Rodoviária

Publicado em

Após determinação do prefeito Abilio Brunini, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), intensificou as ações de limpeza em áreas críticas da capital. Nesta terça-feira (21), as equipes da Limpurb retiraram cerca de 20 toneladas de resíduos descartados irregularmente em um bolsão de lixo localizado na rotatória do Parque Rodoviária.

A operação contou com o apoio de equipamentos como mini-carregadeiras e caminhões caçamba, otimizando o transporte e a remoção dos materiais. Atualmente, a Limpurb monitora 50 pontos críticos de descarte irregular em Cuiabá, sendo este local um dos mais reincidentes.

Os trabalhos incluíram varrição, capinagem, poda, roçagem de calçadas e canteiros, pintura de meio-fio e manutenção do sistema de iluminação pública. Além disso, foram eliminados focos de acúmulo de água parada, como pneus, plásticos e latas, em uma iniciativa para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Essas ações também contribuem para a prevenção de alagamentos, já que materiais descartados irregularmente podem obstruir caixas coletoras e córregos.

Leia Também:  Prefeito recebe embaixador da Bélgica e discute cooperação internacional

A força-tarefa mobilizou cerca de 100 colaboradores ao longo de cinco dias de trabalho intensivo no local.

Para evitar o descarte irregular, a população pode contar com os caminhões disponibilizados pela Prefeitura de Cuiabá, que realizam o recolhimento de objetos inservíveis e encaminham os materiais ao aterro sanitário. Itens em bom estado são destinados a cooperativas de reciclagem.

O agendamento do serviço pode ser feito pelo telefone (65) 3645-5518 ou pelo WhatsApp (65) 99243-6502.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeito defende adequação viária na Fernando Corrêa para segurança de mais de 3 mil famílias

Published

on

O prefeito Abilio Brunini se reuniu nesta quarta-feira (24), no Palácio Alencastro, com representantes da construtora Pacaembu e secretários municipais para discutir a implantação de uma adequação viária na Avenida Fernando Corrêa da Costa. A intervenção tem como objetivo melhorar o acesso aos residenciais Florais do Cerrado e Parque do Cerrado, empreendimentos que abrigam mais de 3,3 mil famílias.

Participaram da reunião a secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária municipal de Comunicação, Ana Karla Costa, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton e o representante da construtora Pacaembu, André Canoas Guimarães.

A discussão ganhou repercussão nos últimos dias em razão da necessidade de supressão de árvores em parte da área onde será implantada a nova estrutura. A retirada vegetal está vinculada à execução da obra e será acompanhada de medidas de compensação ambiental/replantio.

Durante o encontro, o prefeito destacou que a obra busca corrigir um problema de mobilidade e segurança enfrentado diariamente pelos moradores da região. A configuração atual obriga muitos condutores a realizarem manobras arriscadas para acessar a avenida, aumentando o risco de acidentes.

Leia Também:  Maysa Leão celebra aprovação de três projetos que vão virar lei e reforçam saúde, inclusão e direitos das mulheres

“Todo mundo sabe a quantidade de risco e acidentes que acontecem ali na Fernando Corrêa. São mais de 3.300 famílias vivendo naquela região e muitas pessoas acabam se arriscando para fazer o retorno. A intervenção vai permitir um acesso mais seguro e organizado para quem mora ali”, afirmou.

O projeto prevê a construção de uma nova alça de retorno e integra as medidas mitigadoras exigidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para atendimento ao empreendimento habitacional. Além da melhoria viária, a proposta contempla ações de acessibilidade e reorganização do fluxo de veículos no trecho.

“Algumas árvores precisarão ser retiradas para a execução do projeto, mas isso acontece porque estamos realizando uma obra que vai salvar vidas. A compensação ambiental será realizada e novas árvores serão plantadas em parceria com a empresa. A prioridade é garantir mais segurança para quem vive e circula naquela região”, declarou o prefeito.

A Prefeitura reforça que a intervenção busca conciliar segurança no trânsito, mobilidade urbana e preservação ambiental, oferecendo melhores condições de acesso para os moradores e usuários da região.

Leia Também:  Ranalli propõe lei que mantém cotas por vulnerabilidade social e para PCD e veta outras em concursos e seletivos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA