CUIABÁ

Força-tarefa garante 26 transferências hospitalares em menos de 24h em Cuiabá

Publicado em

Em menos de 24 horas após uma força-tarefa articulada pela nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, 26 transferências de pacientes foram realizadas com sucesso, garantindo acesso oportuno a leitos hospitalares para quem aguardava atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. Do total de encaminhamentos, 23 foram para enfermarias e 3 para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A ação foi resultado direto da atuação da secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, que esteve pessoalmente nas UPAs e nos hospitais da rede de atenção terciária, como o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital São Benedito e o antigo Pronto-Socorro, para organizar, junto às equipes técnicas, um novo fluxo de encaminhamento entre os níveis de atenção à saúde.

“Essas transferências se deram graças à gestão eficiente das unidades e à articulação entre os níveis de atenção, ou seja, da atenção secundária, que são as unidades de pronto atendimento, com os núcleos internos de regulação dos hospitais, HMC, São Benedito e Pronto-Socorro Municipal, junto à regulação estadual de urgência e emergência”, explicou a secretária.

Leia Também:  Limpurb retira 20 toneladas de lixo no Parque Rodoviária

Danielle destacou que o objetivo central é garantir que pacientes que necessitam de cuidados hospitalares sejam transferidos em tempo hábil, liberando os leitos nas UPAs para novos casos que chegam em situação de urgência e emergência, e também evitar que os pacientes que passam pela medicação permaneçam internados nos setores por falta de leitos da própria unidade.

“As medidas adotadas foram justamente esse alinhamento direto com os diretores técnicos das unidades hospitalares e com as equipes assistenciais, promovendo uma análise criteriosa da ocupação dos leitos, avaliando quais estavam aptos para liberação, além das altas médicas”, detalhou a gestora.

Segundo a secretária, todas as transferências ocorreram de forma organizada e segura, reforçando o compromisso da nova gestão com a resolutividade e a eficiência na saúde pública da capital. “Encaminhar os pacientes para os hospitais e liberar os leitos das UPAs é fundamental para manter o sistema fluindo e para garantir o atendimento imediato à população que mais precisa. Essa ação mostra que, com planejamento e articulação, é possível melhorar a assistência e salvar vidas”, completou.

Leia Também:  CSP da Câmara de Cuiabá aponta falhas em contrato com CS MOBI e apresenta balanço dos seis meses

A gestão reforça que as visitas técnicas, avaliações de fluxo e diálogo com profissionais da ponta continuarão sendo realizados com frequência, como parte de uma estratégia permanente de gestão participativa, centrada na escuta, na eficiência e no cuidado com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Israel Paniago, também ressaltou os avanços já percebidos com as medidas adotadas pela nova gestão. “As UPAs Pascoal Ramos e Morada do Ouro zeraram as internações improvisadas nas salas de medicação, o que vinha sendo um problema muito grande. Por falta de leitos nas enfermarias, os pacientes acabavam ficando internados nesses espaços de forma improvisada. Agora, com o novo fluxo e a articulação com os hospitais, conseguimos corrigir essa distorção e melhorar o acolhimento nas unidades.”

#PraCegoVer

A imagem mostra cadeiras hospitalares vazias, todas na cor azul claro. As paredes do local hospitalar são brancas e o piso tem tons escuros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Published

on

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Votação para receita cuiabana em concurso nacional termina sábado

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Parlamentar alerta para riscos em projeto que altera base de cálculo do IPTU em Cuiabá

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA