Sorriso

Sema promove ação de Outubro Rosa e Novembro Azul para servidores

Publicado em

Com atividades de autocuidado e gerenciamento das emoções

Nesta quinta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um dia especial de autocuidado para seus colaboradores, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A programação ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, reunindo momentos de relaxamento, beleza e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde física e emocional.

O evento contou com um bate-papo interativo com a master Coach e mentora Eliane Correia sobre “Gerenciamento das Emoções”, além de momentos práticos de cuidado com o corpo e a mente. Colaboradores puderam desfrutar de um verdadeiro “spa do bem-estar”, com massagem relaxante, spa dos pés, automaquiagem para as mulheres e revitalização facial para os homens — tudo em um ambiente de descontração e integração.

A ação organizada pela Secretaria de Saúde, por meio da Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), contou com a parceria da turma de Estética da Faculdade Fasipe.

Segundo Yasmin Gavinescki, representante da turma, o objetivo foi proporcionar um momento de relaxamento, prazer e bem-estar aos colaboradores. “Realizamos técnicas como aromaterapia, spa de gelatina e massagens nas costas e ombros, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia”.

Leia Também:  Prefeitura entrega autorizações para escritura a 14 famílias e avança na regularização fundiária urbana

A coordenadora da CIES, Silvinha Gehring, enfatizou que o foco do evento foi o equilíbrio entre corpo e mente. “Foi um momento preparado tanto para os homens quanto para as mulheres. Eles receberam mimos como massagens, spa dos pés, automaquiagem, revitalização facial e uma palestra sobre autoconhecimento. Foi um presente da Secretaria para quem dedica tanto tempo cuidando dos outros. É preciso pensar no colaborador, porque ele precisa estar bem para oferecer o melhor atendimento à população.”

A agente de saúde, Claudya Carvalho, elogiou a iniciativa. “A gente tira tantas horas do dia para trabalhar e acaba esquecendo de tirar um momento para nós. Eu me senti supervalorizada. Foi um dia leve, gostoso, fora da rotina, fundamental para quebrar o ritmo que às vezes é muito acelerado”, pontuou.

A secretária-adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, destacou o valor do momento como uma pausa necessária na rotina intensa da saúde pública. “A Secretaria se dedica a tantas campanhas de prevenção, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa, o Novembro Azul. Mas é essencial olhar também para dentro, para quem faz a saúde acontecer. O profissional da saúde vive uma sobrecarga emocional muito grande e precisa reconhecer o momento de pausar, respirar e se cuidar.”

Leia Também:  Evento de capoeira reúne mestres e atletas da região em Sorriso

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorriso sedia Congresso Nacional de Oncologia

Published

on

Inicia na próxima quarta-feira, 24 de junho, o Congresso Nacional de Oncologia – Inovação, Diagnóstico e Olhar Humano que reunirá profissionais, pesquisadores, acadêmicos, pacientes e comunidade em geral para debater políticas públicas voltadas à oncologia. O encontro será no Auditório Salto Magessi no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. A abertura oficial do evento será às 17 horas do dia 24; já no dia 25 o trabalho inicia às 8 horas com ações durante todo o dia e encerramento previsto para às 22 horas.

Promovido pelo Instituto Cirinho Sorrindo Pesquisa e Inovação, o congresso contará com a apresentação de 45 trabalhos científicos que devem resultar na publicação de uma revista cientifica. “Os trabalhos que serão apresentados no Congresso estão no debate que envolve o cenário nacional da pesquisa e inovação em oncologia, tudo foi planejado com muito cuidado e carinho”, frisa a diretora do Instituto, Carla Pianesso.

Carla frisa que o Congresso marca os dez anos de instalação do Instituto em Sorriso. “Anteriormente fazíamos encontros locais e regionais, mas esse ano inovamos e trouxemos um evento nacional para coroar esses dez anos de trabalho e dedicação”, ressalta Carla, idealizadora do Cirinho Sorrindo.

A programação contará com a moderação do médico oncologista clínico Leandro Almeida Assunção e palestras da Dra. Andreia Vermont, que abordará a humanização do diagnóstico do câncer; Mariana “Anjo Rosa”, compartilhando a visão de paciente para paciente; Padre Pedro Faustino, falando sobre espiritualidade no tratamento oncológico. Outro destaque será a apresentação de trabalhos científicos por acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que já confirmaram presença no evento.

Leia Também:  Evento de capoeira reúne mestres e atletas da região em Sorriso

A programação completa inclui palestras, painéis científicos, apresentação de casos clínicos, exposição de trabalhos acadêmicos e momentos de integração entre profissionais, estudantes e a comunidade. O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas e promete ser um marco para a saúde, a pesquisa e a inovação no estado de Mato Grosso.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação

O Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação nasceu de uma história de amor, fé e coragem. Criado em 2026, ele é fruto do último desejo de Ciro José da Silva, o querido “CIRINHO”, que partiu prematuramente após enfrentar um câncer extremamente agressivo.

CIRINHO era conhecido por sua alegria contagiante, religiosidade e compromisso com as causas sociais. Sempre atuante na Igreja Católica, participava de inúmeros projetos em prol da juventude. Fora das atividades sociais, também era empresário e um grande piloto de motocross, tetracampeão estadual na categoria Força Livre pelo Mato Grosso.

Durante seu tratamento, foi amparado pela família, e foi à sua irmã Carla que deixou um pedido especial: “Crie uma entidade para acolher e ajudar os pacientes com câncer, oferecendo apoio, dignidade e condições para que eles e suas famílias enfrentem cada etapa da luta sem perder o vínculo familiar e social.”

Leia Também:  Cuidado com mensagens duvidosas sobre o Minha Casa, Minha Vida

Assim nasceu o Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação, que hoje conta com cerca de 25 profissionais registrados no CNES, comprometidos não apenas com o tratamento oncológico, mas com o acolhimento humano de cada paciente e sua família.

Desde sua fundação, mais de 6 mil pessoas já foram acolhidas — entre pacientes, familiares e a comunidade — em campanhas de prevenção e programas de apoio. Reconhecida como entidade filantrópica sem fins lucrativos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a instituição atua com transparência, compromisso e impacto social.

Somente em 2024, a equipe multidisciplinar atendeu cerca de 900 pacientes, realizando mais de 2.700 intervenções, cumprindo com rigor o que determinam a Lei dos 30 dias, a Lei dos 60 dias, a Lei nº 14.238/2021 (Estatuto da Pessoa com Câncer) e a Lei nº 14.758/2023 (Prevenção e Navegação do Câncer).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA