Sinop

Prefeitura de Sinop investe na capacitação de pregoeiros para melhorar a qualidade das licitações municipais

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Administração e Modernização, encaminhou para capacitação cerca de seis pregoeiros do setor de licitações públicas do Poder Executivo. Os servidores participam do maior evento de compras públicas do Brasil — a 21ª edição do Congresso Brasileiro de Pregoeiros —, que acontece em Foz do Iguaçu, Paraná. O evento começou na segunda-feira (23) e terminou ontem (26).

“O serviço público é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do município, e o setor de licitações é um dos mais importantes e delicados, pois está diretamente relacionado aos investimentos do dinheiro público. As regras de licitação mudam com muita frequência, e a atualização por meio de capacitações é um caminho assertivo que demonstra responsabilidade com os gastos públicos. O Congresso Brasileiro de Pregoeiros é o maior e mais qualificado evento do país, que forma e capacita profissionais da área de licitações. Investir nos nossos profissionais é investir na qualidade do serviço prestado à população”, comentou a secretária de Administração e Modernização, Elizabete Cilião.

A pregoeira Edna Maciel Escobar é uma das servidoras que integra a comitiva de participantes e destaca que a capacitação contribui significativamente para as técnicas das atividades desenvolvidas pelo setor. “A participação no 21º Congresso Brasileiro de Pregoeiros contribui diretamente para o aprimoramento técnico das nossas atividades, especialmente no que diz respeito à aplicação prática da Lei nº 14.133/2021. A capacitação proporciona atualização sobre entendimentos recentes, boas práticas e orientações dos órgãos de controle, fortalecendo a segurança jurídica e a eficiência dos processos licitatórios conduzidos pelo município de Sinop”, disse.

Leia Também:  Projeto Meio Ambiente Itinerante chega a 100 mil atendimentos e ganha destaque com visita de deputados em Sinop

Edna afirma ainda que o contato com profissionais do setor de todo o país proporciona troca de experiências, o que aperfeiçoa as rotinas internas do setor de licitações e amplia o conhecimento por meio do compartilhamento.

“Participar do maior evento do setor no país é uma experiência extremamente relevante. Trata-se de um ambiente rico em conhecimento, inovação e networking, que amplia a nossa visão sobre as contratações públicas e reforça o compromisso com a profissionalização e a excelência na gestão pública. Destaco, ainda, a satisfação de ter integrado uma iniciativa reconhecida pelo Guinness World Records durante o evento, o que evidencia a grandiosidade e a relevância desse encontro para o fortalecimento da área em nível nacional”, destacou.

O Congresso Brasileiro de Pregoeiros é o maior e mais importante encontro de profissionais que atuam nas compras públicas do país. Com mais de 30 mil participantes ao longo de sua história, o evento se tornou uma referência nacional e um marco na evolução das licitações e contratos no Brasil. O evento conta com palestras e oficinas voltadas à Lei de Licitações e Contratos e aos temas mais atuais do setor.

Nesta edição, o evento conta com 30 palestrantes renomados e especialistas no setor de compras públicas do país. Entre eles estão o ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo; a procuradora da Fazenda Nacional, Caroline Zancaner; o procurador do Estado de Pernambuco, Danilo Almeida; o procurador do Estado do Espírito Santo, Anderson Pedra; o auditor federal de controle externo no Tribunal de Contas da União, Evaldo Ramos; e o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, Bruno Affonso.

Leia Também:  Com Plano de Mobilidade Urbana, Sinop se prepara para a frota dos próximos 10 anos

Segundo a organização do evento, o foco deste ano é oferecer aos participantes uma programação exclusiva, com as principais atualizações legislativas, jurisprudenciais e práticas do setor. O evento vai além da capacitação e proporciona também uma experiência transformadora, conectando profissionais de todo o país em uma comunidade que impulsiona a excelência, a inovação e o crescimento na administração pública.

Congresso Brasileiro de Pregoeiros

O 21º Congresso Brasileiro de Pregoeiros e Agentes de Contratação consolida-se como o principal espaço de atualização, debate e aperfeiçoamento sobre licitações e contratações públicas no Brasil. A programação contempla palestras, painéis e oficinas temáticas, conduzidas por especialistas e representantes de instituições de referência, abordando os principais desafios e inovações da nova Lei de Licitações e da gestão pública contemporânea. Trata-se de um evento que promove a disseminação de boas práticas, o fortalecimento institucional e o desenvolvimento contínuo dos agentes públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Published

on

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Festeja: Prefeitura de Sinop entrega 300 notebooks e amplia investimentos em tecnologia para professores

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura promove debate com setor da pesca sobre regulamentação do sítio pesqueiro em Sinop

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA