Várzea Grande

Parceria garante ampliação do projeto Plantando Lírios nas escolas municipal

Publicado em

Com a assinatura do Termo de fomento, o atendimento passa de duas psicólogas e uma assistente social, como era até o ano passado, para três psicólogas e duas assistentes sociais

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Liga de Reestruturação das irmãs Ofendidas em seu Sentimento (Lírios), formalizaram a parceria que irá ampliar no atendimento do Projeto Plantando Lírios nas escolas da rede municipal de Várzea Grande. O termo de parceria foi assinado pela prefeita Flávia Moretti (PL), na manhã desta segunda-feira, 31, no auditório da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Gonçalo Domingos de Campos’ -CAIC.

O projeto Plantando Lírios foi criado para dar efetividade à Lei 14.164/21, que prevê o destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero, classe e de raça/etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo como foco a prevenção da violência contra meninas e mulheres, semeando a paz e plantando o amor, através de roda de conversas sobre a temática da não violência contra as mulheres, com um acolhimento intersetorial, a participação de diversos profissionais, além de educadoras, psicólogas e assistentes sociais em uma linguagem pacífica com os alunos.

Leia Também:  Secretária visita deputada estadual em busca de recursos para saúde de Várzea Grande

A prefeita Flávia Moretti, após a assinatura do Termo de parceria, anunciou a expansão do atendimento do projeto, que até o ano passado trabalhava com duas psicólogas e uma assistente social, a partir de agora com o novo termo de fomento pela Educação, vai passar a atender com três psicólogas e duas assistentes sociais. “Como advogada, membro da OAB/VG, fui voluntária do ‘Plantando Lírios’ e reconheço a importância desse trabalho para a comunidade. Com essa ampliação, o projeto vai poder cumprir o que preconizam as Leis Federais: Lei Maria da Penha, Lei da Escuta ativa e especializada” explicou.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Pe. Edson Sestari, defendeu a integralidade do aluno como pessoas com intelecto e também com sentimentos. “Trabalhamos a aprendizagem dos alunos, mas também trabalhamos a cidadania, estamos formando pessoas em nosso Município e quanto melhor formar as pessoas, melhor também será nossa sociedade” declarou.

A professora Selcilene Gonçalves de Oliveira, diretora da EMEB Gonçalo Domingos de Campos, lembrou que a escola foi o local do lançamento do projeto em 2017, em Várzea Grande. A diretora salientou que a escola está situada em uma localidade com alto índice de violência e as ações do projeto Plantando Lírios sempre foram importantes para a mudança de atitude dos alunos da escola. “Quando fazemos uma avaliação, é possível notar que, de um ano para o outro, o número de adolescentes grávidas ou violentadas tem diminuído em nossa comunidade escolar” ressaltou.

Leia Também:  Várzea Grande avança para realocar famílias em situação de vulnerabilidade

A diretora destacou o trabalho que foi realizado juntamente com o projeto Plantando Lírios. “Fizemos um trabalho forte e muito importante em conjunto com o ‘Plantando Lírios’ com rodas de conversa, os momentos de escuta e o CNV – a Comunicação Não Violenta que tem o carinho, o afeto como ferramenta de acolhimento e entendimento” reforçou.

Participaram da assinatura do termo de parceria, a defensora pública de Várzea Grande, Tânia Mattos, a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, a secretária Chefe de Gabinete, Cel. Emirella Martins, o subsecretário da SMECEL, prof. Jalme de Figueiredo e a representante da Lírios, Maria Fernanda Figueiredo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Secretária visita deputada estadual em busca de recursos para saúde de Várzea Grande

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA