CUIABÁ

Mobilização contra a dengue: mais de mil servidores atuam em ação de saúde

Publicado em

A terceira edição do mutirão “Todos Contra a Dengue” foi realizada neste sábado (22) no bairro Santa Isabel, mobilizando diversos órgãos municipais e atendendo 2.450 pessoas. A iniciativa faz parte dos esforços da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para conter o avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, especialmente durante o período sazonal de epidemias.

A unidade de saúde do bairro também esteve em funcionamento durante o evento, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo:

  • 186 consultas médicas;

  • 208 atendimentos de enfermagem;

  • 147 atendimentos odontológicos;

  • 102 atualizações cadastrais;

  • 196 vacinações;

  • 144 coletas laboratoriais e de CCO.

De acordo com a secretária-adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo, a mobilização é fundamental para a detecção precoce de doenças, ampliação da cobertura vacinal e disseminação de informações essenciais para o bem-estar coletivo. Ela destacou ainda que o trabalho integrado entre profissionais de diversas especialidades fortalece a rede de atenção primária, proporcionando um atendimento humanizado, ágil e de excelência, com impacto direto na saúde e segurança da comunidade.

“Toda a atenção primária esteve mobilizada para o enfrentamento das arboviroses, com ações de educação em saúde, palestras nas unidades, atendimento odontológico, consultas médicas e de enfermagem, atualização da caderneta de vacinação e entrega de kits preventivos. Também promovemos medidas voltadas para a prevenção de ISTs neste período de carnaval. Realizamos consultas com auriculoterapia, acupuntura e outras ações nas unidades das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Agradeço a colaboração de mais de mil servidores da atenção primária, que se dedicaram com muito carinho e empenho ao atendimento das nossas comunidades”, afirmou.

Leia Também:  Workshop e feira "Cuiabá Emprega Mulheres" levam oportunidades de emprego e serviços gratuitos ao Tijucal

Além disso, foram promovidas ações de prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a distribuição de 1.100 kits de preservativos e lubrificantes, aplicação de 28 doses de vacinas, entrega de 91 kits de prevenção e realização de 85 testes rápidos para ISTs.

A população também contou com serviços voltados para o bem-estar e qualidade de vida, incluindo 51 atendimentos do programa E-Multi, 30 sessões de massagem terapêutica e rodas de terapia comunitária, que tiveram a participação de mais de 90 pessoas.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, ressaltou a importância dessas iniciativas para conter a disseminação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Essas ações são fundamentais para garantir não apenas o atendimento imediato da população, mas também para conscientizar sobre a necessidade de prevenção. Durante os períodos sazonais de epidemias, a colaboração de todos é essencial para minimizar os impactos na saúde pública”, afirmou.

Paralelamente, a Vigilância Sanitária atuou notificando dois estabelecimentos e realizando orientações em quatro locais. A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) também reforçou o combate ao vetor com:

  • 3.996 visitas domiciliares realizadas por Agentes de Combate a Endemias (ACEs);

  • Bloqueio com borrifação em 92 imóveis.

Leia Também:  Abilio visita sede do bloco Agora QQ Esse e reforça apoio à valorização do Centro Histórico

O coordenador da Vigilância em Zoonoses destacou os avanços obtidos desde o início das ações. “Temos percebido um impacto significativo na redução de focos do mosquito e no aumento da conscientização da população. A participação ativa dos moradores e o trabalho integrado entre os profissionais de saúde são cruciais para a prevenção e o controle das arboviroses”, destacou.

A Prefeitura de Cuiabá segue empenhada na realização de mutirões e na intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, reforçando a importância da prevenção e da participação da sociedade no enfrentamento dessas doenças.

#PraCegoVer

A foto mostra um caminhão carregado com entulho retirado durante o mutirão de limpeza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Agricultura familiar garante mais de 4 toneladas de alimentos para famílias atendidas na Semana do Migrante

Published

on

A Secretaria Municipal de Agricultura contribuiu para fortalecer as ações de segurança alimentar da 41ª Semana do Migrante, realizada pelo Centro Pastoral para Migrantes (CPM), em Cuiabá, por meio do apoio logístico ao transporte de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa possibilitou a entrega de mais de quatro toneladas de frutas, verduras e hortaliças destinadas às famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.

Celebrada nacionalmente entre os dias 14 e 21 de junho, a Semana do Migrante tem como tema neste ano “Migração e Moradia: Eu não tenho onde morar”. Em Cuiabá, a programação reúne diversos órgãos públicos e entidades parceiras para oferecer serviços de cidadania, inclusão social, orientação profissional, assistência social, saúde e segurança alimentar.

A participação da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu por meio da articulação entre produtores da agricultura familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro Pastoral para Migrantes, garantindo o escoamento da produção e a chegada dos alimentos às famílias beneficiadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o apoio logístico atende a uma orientação da gestão municipal para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e dar suporte aos pequenos produtores rurais.

Leia Também:  Workshop e feira "Cuiabá Emprega Mulheres" levam oportunidades de emprego e serviços gratuitos ao Tijucal

“O apoio logístico aos produtores da agricultura familiar na Semana do Migrante atende a uma orientação do prefeito Abilio Brunini. Muitas comunidades ficam distantes e os produtores não possuem transporte próprio. A Secretaria de Agricultura está à disposição para garantir a entrega das mercadorias em programas como o PAA e o PNAE, fortalecendo as políticas de segurança alimentar”, afirmou.

O secretário destacou ainda que diversas comunidades rurais, localizadas entre 30 e 50 quilômetros da área urbana, dependem desse suporte para comercializar sua produção.

“Nossa preocupação é garantir condições para que esses agricultores possam entregar seus produtos. É gratificante ver a agricultura familiar produzindo e contribuindo diretamente para ações de segurança alimentar”, acrescentou.

De acordo com o coordenador das Feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, cerca de três toneladas de alimentos foram fornecidas por produtores vinculados à Associação Maria Terra, formada por 25 mulheres agricultoras das comunidades Terra Vermelha, Pai Joaquim, Serra das Laranjeiras, Casulo, Bocaival, Monjolo e região dos distritos da Guia e do Águaçu.

Além desse volume, mais de uma tonelada de alimentos foi entregue por produtoras da comunidade Serra das Laranjeiras, também participantes do projeto Maria Terra. Entre os produtos destinados à ação estão mandioca, mamão, limão, quiabo, jiló, alface e cebolinha.

Leia Também:  Cuiabá instala Conselho Municipal de Usuários dos Serviços Públicos

Segundo Luís Alberto, o trabalho da Secretaria consistiu em disponibilizar veículos e organizar a logística necessária para buscar os alimentos nas comunidades rurais e transportá-los até o Centro Pastoral para Migrantes.

“O nosso apoio fortalece os produtores porque, sem essa estrutura, eles teriam custos adicionais com frete, reduzindo sua renda. A Secretaria realiza as viagens necessárias para garantir que a produção chegue ao destino e cumpra sua finalidade social”, explicou.

O coordenador informou ainda que novas entregas estão programadas até o fim do mês, ampliando o alcance da ação e reforçando o atendimento às famílias assistidas pelo Centro Pastoral para Migrantes.

Coordenador da Semana do Migrante e diretor do Centro Pastoral para Migrantes, o padre Mauro Verzeletti já havia destacado a importância da atuação conjunta entre instituições públicas e entidades da sociedade civil para atender a população migrante que vive em Mato Grosso. Segundo ele, o Centro Pastoral acolheu mais de 1.200 migrantes desde o início do ano passado, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio para a inserção social e econômica dessas famílias.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA