Política MT

Botelho apresenta Moção de Aplausos em homenagem ao Mixto

Publicado em

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) apresentou a Moção de Aplausos nº 328/26, em reconhecimento à conquista do Mixto Esporte Clube, campeão do Campeonato Mato-grossense de 2026. A homenagem foi apresentada durante a sessão plenária da última quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Protocolada a moção registra nos anais da Casa o reconhecimento público da Assembleia Legislativa ao tradicional clube cuiabano pela conquista do título estadual.

O título foi confirmado após vitória por 5 a 3 nos pênaltis sobre o Luverdense Esporte Clube, no último dia 8 de março de 2026, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde. No tempo regulamentar, a partida terminou empatada em 0 a 0, resultado que levou a decisão para as cobranças de pênaltis, já que o jogo de ida da final, disputado no Estádio Dutrinha, em Cuiabá, também havia terminado sem gols. Durante as penalidades, o destaque da partida foi o goleiro Glaycon, que defendeu uma cobrança e realizou importantes intervenções ao longo do jogo, contribuindo para a vitória do Tigre da Vargas.

Leia Também:  Deputado Max Russi comemora arquivamento da "PEC da Blindagem"

Com o resultado, o Mixto Esporte Clube chegou à 25ª conquista do Campeonato Mato-grossense, encerrando um jejum que durava desde 2008 e reafirmando sua tradição no futebol estadual.

Na justificativa da homenagem, o deputado destacou a importância histórica do clube e a relevância da conquista para o esporte mato-grossense.

“Como torcedor do Mixto e alguém que acredita no poder transformador do esporte, fico muito feliz em poder prestar essa homenagem. O esporte une as pessoas, forma cidadãos e fortalece nossa identidade. Sempre procurei apoiar iniciativas que incentivem a prática esportiva, como o Peladão e a Copa dos Garis, que mobilizam milhares de participantes e ajudam a revelar talentos e promover integração social”, afirmou Botelho.

O empresário João Dorileo Leal, proprietário do Grupo Gazeta de Comunicação e presidente do Mixto Esporte Clube, também destacou o significado da conquista para o clube e para o futebol mato-grossense.

“Esse é um título muito significativo para o Mixto, que é o maior patrimônio de Cuiabá no futebol profissional. São 90 anos de história, o maior campeão de todos os tempos, com 25 títulos, ninguém chega à metade do que o Mixto conquistou. Essa vitória orgulha toda a nação mixtense e ajuda a revigorar o futebol de Mato Grosso como um todo. Quero acreditar que esse resultado trará bons ventos para todos os clubes do estado. Aproveito também para agradecer à Assembleia Legislativa, ao deputado Botelho e aos demais deputados pela Moção de Aplausos, que reconhece esse momento de retomada do Mixto e da hegemonia do futebol mato-grossense”, afirmou.

Leia Também:  Valmir Moretto reforça saúde e infraestrutura da região oeste com indicação de emendas parlamentares

O Clube – Fundado em 20 de maio de 1934, em Cuiabá, o Mixto surgiu da união de integrantes do Clube Esportivo Feminino e do Clube Esporte Pelote, com a proposta de integrar atividades esportivas e culturais. Desde então, a agremiação tornou-se uma das mais tradicionais do futebol de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Política MT

Wilson Santos quer apoio aos municípios e rigor na aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 da educação infantil

Published

on

Após promover audiência pública para debater a aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026, que reconhece os profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (24), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2026 com o objetivo de assegurar a efetivação dos direitos garantidos pela nova legislação em Mato Grosso.

A matéria proposta estabelece que os municípios deverão promover o devido enquadramento desses profissionais na carreira do magistério. Caso a legislação não seja cumprida, quando estiver em vigor, as contas anuais das prefeituras poderão ser reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). “Uma luta de décadas e temos que reconhecer todos os profissionais, independente da denominação, mas que atuam como professores na educação infantil, que deverão ser enquadrados como professores da rede municipal. O município que não o fizer, o Tribunal de Contas do Estado deverá reprovar as contas do prefeito. Essa será uma das penalidades com o descumprimento da lei quando estiver em vigor”, explicou o parlamentar.

Leia Também:  Moretto defende transporte universitários para cinco campis da Unemat

Além da PEC, o parlamentar apresentou ao Governo de Mato Grosso a Indicação nº 2.009/2026, propondo a criação do Programa Estadual de Apoio à Adequação dos Planos de Carreira da Educação Infantil. A iniciativa pretende oferecer suporte técnico aos municípios para a implementação da legislação federal, por meio de orientações, modelos normativos, capacitações e acompanhamento institucional, garantindo segurança jurídica e uniformidade na aplicação da norma.

Legislação – A Lei Federal nº 15.326/2026 alterou a Lei nº 11.738/2008, que institui o Piso Nacional do Magistério, e a Lei nº 9.394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assegurando o reconhecimento dos profissionais da educação infantil como integrantes do magistério público da educação básica.

Com a mudança, passam a ser considerados profissionais do magistério aqueles que exercem atividades de docência ou de suporte pedagógico na educação infantil, desde que possuam formação em magistério ou curso superior e tenham ingressado por concurso público.

A legislação também beneficia trabalhadores que, em diversos municípios, ainda ocupam cargos com nomenclaturas como educador infantil, agente de desenvolvimento infantil, monitor, recreador e outras denominações equivalentes. Na prática, esses profissionais passam a ter direito ao enquadramento na carreira do magistério, ao piso salarial nacional, aos planos de carreira e às demais garantias previstas em lei.

Leia Também:  Wilson Santos reforça apoio à valorização da geodiversidade de Chapada dos Guimarães

Apesar da vigência da norma federal, a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT) alertou, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que diversos municípios mato-grossenses ainda resistem à adequação da legislação. Segundo a entidade, a demora na implementação tem provocado insegurança jurídica, divergências administrativas e prejuízos aos profissionais da educação infantil.

A expectativa de Wilson Santos é de que as medidas legislativas propostas acelerem a adequação dos municípios, assegurando o cumprimento da legislação federal e a valorização dos profissionais que atuam na educação infantil em Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA