POLÍTICA NACIONAL

Orlando Leite Ribeiro assumirá embaixada na República Tcheca

Publicado em

O diplomata Orlando Leite Ribeiro vai chefiar a embaixada do Brasil na República Tcheca. A indicação (MSF 27/2025) foi aprovada no Plenário do Senado nesta terça-feira (8) por 42 votos a favor e 2 contrários. A relatoria foi da senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Durante a sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no dia 2 de julho, Ribeiro afirmou que o Brasil deve ampliar suas relações com o país europeu.

— Na frente comercial, o momento é bastante promissor. O destaque vai para o setor de defesa: a República Tcheca acaba de comprar dois cargueiros da Embraer. A entrega do primeiro está prevista para este ano e o segundo para até 2028. Essas operações, ao lado de outras iniciativas em defesa, tem um potencial de dinamizar e reequilibrar o comércio bilateral — disse o indicado. 

Orlando Ribeiro é o atual embaixador brasileiro na Espanha, desde 2022. Ele também foi secretario de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (2018-2022) e atuou em postos nas embaixadas nos Estados Unidos e no Paraguai e no consulado brasileiro em Nova York.

Leia Também:  Comissão aprova Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas

A República Tcheca é um país parlamentarista, com população de 10,8 milhões de habitantes. Com economia industrializada e vínculos com a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tem desenvolvido laços com o Brasil, sobretudo nas áreas de defesa e tecnologia. Em 2024, o comércio bilateral entre os dois países chegou a US$ 807 milhões, com destaque para exportações da aeronave modelo C-390, da Embraer. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova projeto que torna obrigatórias mensagens educativas em grandes eventos

Published

on

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7009/25, que torna obrigatória a exibição de mensagens educativas sobre temas de relevância social na abertura de eventos artísticos, culturais e esportivos. A proposta é do deputado Duda Ramos (Pode-RR).

De acordo com o texto, os organizadores deverão divulgar – em telões ou sistemas de som, entre outros meios – informações sobre temas como a prevenção e o enfrentamento à violência contra mulheres, crianças, pessoas idosas e pessoas vulneráveis, além de canais oficiais para denúncia de crimes.

A lista de temas inclui ainda:

– o combate ao racismo, à intolerância religiosa e à homofobia;
– a prevenção ao uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes;
– campanhas de saúde pública;
– educação ambiental; e
– direitos do consumidor.

A relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), recomendou a aprovação do projeto. Ela disse que os ambientes de entretenimento e esporte são ideais para a disseminação de informações, conscientização e mobilização social.

“Os eventos artísticos, culturais e esportivos são espaços de grande circulação de público, diversidade social e forte impacto comunicacional”, afirmou a deputada, repetindo argumentos do autor.

Leia Também:  Deputada diz que ECA Digital é um marco histórico na proteção de crianças e adolescentes; veja entrevista

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

Fonte: Câmara dos Deputados

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA